ABASTECIMENTO

Problema em estação da Caesb deixa moradores de Planaltina sem água

População verificou problema na tarde desta segunda-feira (9/8). Caesb informou que interrupção do serviço ocorreu por causa de problema na rede elétrica de uma das sedes da companhia

Um problema na estação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deixou moradores de Planaltina (DF) sem água nesta segunda-feira (9/8). Ao Correio, eles relataram que a interrupção começou no início da tarde. Além disso, atendentes da empresa teriam informado que o restabelecimento do serviço só ocorreria na terça-feira (10/8), o que preocupou a população.

Supervisora na área de empréstimos, Rainara Duarte, 29 anos, conta que a interrupção começou por volta das 13h, no bairro Jardim Roriz, onde mora. "Liguei no SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da Caesb e falaram que (o serviço) voltaria às 20h. Disseram que a falta de água resultou de um problema na parte elétrica", relata.

Rainara acrescenta que o problema é frequente na região. "Como passo a maior parte do tempo trabalhando, só percebo quando chego em casa. Mas tem acontecido de forma recorrente. Em julho, foram duas vezes. Esta é a segunda vez neste mês. A última foi no domingo (1º/8)", detalha.

A auxiliar de análise de documentos Divina Pereira de Morais, 28, diz que está sem água desde as 12h desta segunda-feira (9/8). "Não liguei para a Caesb para saber o motivo, mas, mesmo com caixa d'água em casa, fui pega desprevenida. Ninguém avisou que haveria esse corte. Ficamos de mãos atadas, sem saber o que fazer", reclama.

Divina conta que o desabastecimento afetou outras partes da cidade e provocou transtornos para a rotina. À tarde, ela tinha uma consulta marcada, mas precisou adiar o compromisso. "A dentista disse que não tinha como fazer o procedimento porque não tinha água", lamenta.

Saiba Mais

 

Sem energia

Em nota, a Caesb informou que a falta de água em parte de Planaltina ocorreu devido a uma "interrupção no fornecimento de energia da localidade, causado por um curto-circuito na rede elétrica que abastece a elevatória (estação onde ocorre bombeamento do fluxo) da companhia responsável pela distribuição da água".

A empresa comunicou que restabeleceu o fornecimento na Vila Buritis, mas o processo de chegada do fluxo até os imóveis "é gradativo e deve ocorrer nas próximas horas".

Procurada, a Neoenergia Distribuição Brasília confirmou a falta de energia e informou que, às 15h38 de domingo (8/8), a Central de Operações Integradas recebeu um chamado para atender a ocorrência na estação elevatória da companhia de saneamento, em Planaltina. "Em razão da complexidade, nossas equipes de plantão concluíram o serviço e, às 16h da segunda-feira (9/8), restabeleceram a energia ao cliente afetado (Caesb)", comunicou a empresa.