Investigação

Grupo que fraudava licitações de medicamentos em GO é desarticulado

Nos últimos seis meses, o Ministério Público de Goiás investigou e identificou o desvio de R$ 2 milhões dos cofres públicos

Correio Braziliense
postado em 13/09/2021 19:30
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) e o Ministério Público de Formosa (GO) cumpriram, no domingo (12/9), sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária de empresários e empresas distribuidoras de medicamentos e, Valparaíso, em Luziânia e em Brazlândia.

 A investigação desenvolvida pelo Ministério Público (GO) nos últimos seis meses identificou o desvio de R$ 2 milhões dos cofres públicos do município de Formosa, entre 2020 e 2021, na aquisição de medicamentos, com dispensa de licitações. Quatro empresas estão sendo investigadas na operação.

De acordo com o MP, essas empresas utilizavam o nome de “laranjas” e fraudavam as licitações para o fornecimento de medicamentos a preços superfaturados. Foram identificados mais de 200% de superfaturamento em determinados produtos adquiridos pelo Fundo Municipal de Saúde.

Os participantes deste esquema criminoso apresentavam ao Fundo Municipal orçamentos falsificados com preços acima dos praticados no mercado. A aquisição de tais medicamentos era previamente determinada pelo Poder Judiciário para atender pacientes de Formosa que não tiveram acesso aos remédios na Secretaria de Saúde municipal.

Caso sejam condenados, os investigados estarão sujeitos à pena de reclusão de 6 a 20 anos. A investigação continua para identificar outros envolvidos no esquema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação