SAÚDE

Hran e Hospital da Região Leste dão início à força-tarefa de cirurgias eletivas

Ação busca acabar com filas que se formaram após a suspensão dos procedimentos em razão da pandemia

Correio Braziliense
postado em 14/09/2021 21:07
 (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)
(crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde)

Na primeira semana deste mês, a rede pública de saúde do Distrito Federal deu continuidade à retomada das cirurgias eletivas para diminuir as filas de procedimentos que foram temporariamente interrompidos por conta da pandemia da covid-19. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e o Hospital da Região Leste (HRL) deram a largada nessa força-tarefa.

No HRL os procedimentos realizados são de média e alta complexidade, e englobam cirurgias com anestesia local (como vasectomia e biópsias), cirurgias de hérnia, de vesícula, ortopédicas gerais e de coluna. “A programação é enxugar a lista de espera, que aumentou exponencialmente durante o período crítico da pandemia”, conta a gerente de Assistência Cirúrgica do hospital, Suellen Vieira. “A previsão é realizar 200 cirurgias no mês de setembro”, complementa.

O Hospital Regional da Asa Norte deu início no dia 09/9 ao terceiro turno do centro cirúrgico para a força-tarefa das cirurgias eletivas. “Foram operados, nesse primeiro dia, três pacientes que estavam na fila de espera de cirurgias de oftalmologia da Secretaria de Saúde”, explica o superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro. De acordo com ele, essas cirurgias contemplam pacientes de toda rede de saúde do DF.

Hoje, o Hran opera em uma semana aproximadamente 60 pacientes agendados. A expectativa, de acordo com o superintendente, é que tenha um aumento de 10% no número de cirurgias eletivas, a depender da disponibilidade de anestesistas e cirurgiões para o novo turno.

Aumento

Um levantamento preliminar feito pela Secretaria de Saúde (SES) apontou que a pasta fechou o mês de agosto com um acréscimo de 291 cirurgias eletivas executadas na rede pública, na comparação com julho deste ano (mês em que foram realizadas 1,5 mil cirurgias nas unidades de saúde do DF).

Em agosto, sob a política de atender a demanda cirúrgica acumulada, a SES executou 1.791 procedimentos. De acordo com a SES, a força-tarefa para aumentar a produção cirúrgica da rede começou pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT), beneficiando quem aguarda há mais tempo por uma cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal.


Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação