Calor

Sextou! DF continua com temperaturas elevadas e névoa seca

Segundo Inmet, o cenário se repete no fim de semana: temperaturas elevadas e seca. Nesta sexta-feira (17/9) a máxima pode chegar aos 34°C e a mínima 20°C

Rafaela Martins
postado em 17/09/2021 09:08
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Enquanto a chuva não aparece, os brasilienses precisam encontrar formas de se refrescar. A previsão do tempo para esta sexta-feira (17/9) é que os termômetros continuem elevados, com máxima de 34°C e mínima de 20°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há possibilidade de chuva para a próxima semana.

Segundo a meteorologista Naiane Araújo o calor e a névoa seca permanecem na capital federal e isso gera sensação de sujeira no ar. “A sexta-feira e o fim de semana serão parecidos. Com poucas nuvens, névoa seca e poluição no ar, o brasiliense pode esperar temperaturas altas. Por enquanto não temos possibilidade de chuvas, mas para a segunda metade da semana que vem pode ocorrer”, destacou a profissional.

A umidade relativa do ar continua castigando. Pela manhã ela ficou em torno dos 55%, mas a tarde vai cair. Entre 15% e 12%, o cidadão não pode esquecer de se hidratar, passar protetor solar e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia - entre 11h e 16h. A intensidade dos ventos será fraca e moderada com rajadas de vento.

Como se cuidar?

Para ajudar o cidadão a curtir a sexta-feira (17/9) e o fim de semana que está logo aí, veja algumas dicas que podem ajudar:

Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.

Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Não fazer exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
- Manter os ambientes internos úmidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação