Obituário

Familiares se despedem de Nair Irene, mãe do ex-governador Rogério Rosso

Nair Irene morreu nesta terça-feira (21/9), após complicações no quadro de saúde. Velório será às 10h desta quarta (22/9), no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul

Ana Maria Pol
postado em 22/09/2021 10:10 / atualizado em 22/09/2021 10:28
Na foto, o ex-governador do DF, Rogério Rosso, e sua mãe, Nair  -  (crédito: Reprodução/Facebook)
Na foto, o ex-governador do DF, Rogério Rosso, e sua mãe, Nair - (crédito: Reprodução/Facebook)

O velório de Nair Irene Schumann Rosso, mãe do ex-governador do Distrito Federal e ex-deputado federal Rogério Rosso, está marcado para as 10h desta quarta-feira (22/9). Ela tinha artrite reumatoide, doença autoimune, e, recentemente, sofreu acidente vascular cerebral (AVC) e convulsão. Nair morreu nesta terça-feira (21/9), após complicações no quadro de saúde.

Querida e amada por amigos e familiares, Nair deixa, aos 80 anos, o marido, Aldo Rosso, com quem era casada há 56 anos, os filhos Rogério, André e Gabriela e os netos Valéria, André, Roberta, Karen, Lorena e Henrique. De acordo com o ex-governador, esse foi o maior legado da mãe. Ao Correio, ele lembrou a história de Nair e ressaltou a falta que sentirá. “Até na hora da partida a mãe foi maravilhosa. Ela e o papai chegaram a Brasília no final dos anos 1960 e, a partir daí, começou a paixão dos meus pais pela nossa capital. Ela se dedicou integralmente, de corpo e alma, para a família. Tinha uma personalidade forte, autêntica e tinha uma dignidade sem igual. Nos ensinou a manter sempre a fé e a recorrer a Deus nos momentos mais difíceis”, disse.

De acordo com Rogério, a mãe teve um problema grave no fígado há poucos dias. Foi o que causou a complicação em seu quadro de saúde. “Mesmo assim, não perdia o humor e o carinho e amor que tinha pela família. Levei meus pais para morarem comigo há oito meses e mamãe estava debilitada, mas feliz na presença da família e dos filhos. Ela lutou muito nesses últimos momentos. Eu estava viajando a trabalho para a Rússia quando ela piorou. Retornei imediatamente e horas depois de encontrá-la, quando pude dar mais um beijo de agradecimento por tudo o que ela fez e representou para nossa família, ela partiu”, disse, emocionado.

Formada em geografia pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub), Nair nunca quis trabalhar: optou por cuidar da família. Amava animais, especialmente os cachorros. “Ela e meu pai nos ensinaram que os momentos difíceis do relacionamento e as divergências jamais serão maiores do que o amor. Não conheci na vida uma mulher mais elegante”, ressalta Rogério.

Para o ex-governador, a mãe deixa como aprendizado a importância da fé em Deus e da família. “Que vale a pena enfrentar com dignidade qualquer obstáculo em nome da família. Nos ensinou que ninguém é melhor do que ninguém nessa vida, que somos apenas diferentes e que a beleza do mundo está na compaixão e no amor. Ela só conseguia enxergar a parte boa das pessoas. Essa era minha mãe”, completa.

Nas redes sociais

O atual governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também lamentou a partida de Nair, em nota no Twitter. "É com profundo pesar que soube do falecimento de dona Nair, mãe do ex-governador e meu amigo Rogério Rosso. Que Deus possa consolar a família e amigos, que certamente guardarão no coração e com saudade as melhores lembranças de quem sempre foi tão positiva durante toda a vida".

O velório de Nair será na Capela 1 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul. O enterro será às 11h30 desta quarta-feira (22/9).

Para Rosso, sua mãe deve ser lembrada como uma mulher alegre, brincalhona: "No hospital, sorrindo, fazendo brincadeira mesmo sem poder andar", disse o ex-governador, ao Correio
Para Rosso, sua mãe deve ser lembrada como uma mulher alegre, brincalhona: "No hospital, sorrindo, fazendo brincadeira mesmo sem poder andar", disse o ex-governador, ao Correio (foto: Arquivo Pessoal)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação