Serviço

Creas atende em torno de 200 casos de violência na Estrutural 

Casos de violência doméstica e abuso sexual aumentaram durante a pandemia. A unidade segue atendendo a população no modo remoto

Correio Braziliense
postado em 07/10/2021 16:30 / atualizado em 07/10/2021 16:30
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região administrativa da Estrutural atende cerca de 200 famílias por mês. O acompanhamento é realizado com famílias que vivem em situação de violência ou violação de direitos e o objetivo é que elas tenham atendimento socioassistencial e acesso aos direitos e benefícios sociais para que saiam da situação de violência. Na região administrativa vivem cerca de 45 mil habitantes e, de acordo com o Creas, muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade social.

Mesmo com a pandemia, a unidade continuou atendendo a população de forma remota e o atendimento presencial pode ser realizado em casos mais extremos identificados pela unidade. O Creas informou que os casos de violência doméstica e abuso sexual aumentaram na pandemia.

Em setembro, foram realizados 157 atendimentos particularizados na unidade da Estrutural. A gerente substituta da unidade, Fabiana Aguiar, diz que é feito uma escuta qualificada para que possam identificar o grau de risco das demandas e, após isso, é feita uma avaliação de como será o acompanhamento para ajudar as pessoas que vivem em situação de violência.

Recentemente, a unidade passou por uma reforma e foi instalada uma nova Agência do Trabalhador,  inaugurada na quarta-feira (6/10) pelo governador Ibaneis Rocha. Para a reforma, o GDF investiu mais de R$ 460 mil.

Atendimento do Creas

O Creas busca acompanhar pessoas e famílias que estão vivendo em situação de negligência, violência e abuso, e precisam do auxílio do Estado, por meio de benefícios sociais ou por atendimento especializado com uma equipe socioassistencial.

*Com informações da Sedes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação