Cursos

Brasília Ambiental capacita mais de 33 participantes em curso de conservação

Servidores do órgão contaram com aulas virtuais e aprenderam sobre as principais características e origens das Reservas Particulares de Patrimônio (RPPNs).

Correio Braziliense
postado em 15/10/2021 17:15 / atualizado em 15/10/2021 17:15
 (crédito: Divulgação Instituto Brasília Ambiental)
(crédito: Divulgação Instituto Brasília Ambiental)

O Instituto Brasília Ambiental promoveu, nos dias 13 e 14 de outubro, a 1ª Oficina de Capacitação em Reservas Particulares de Patrimônio (RPPNs). O evento inédito aconteceu por meio da Diretoria de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária (Dipuc), visando qualificar os servidores do órgão, para que aprendessem mais sobre as singularidades envolvendo a categoria das unidades de conservação de uso sustentável.

No total, 33 participantes tiveram a honra e a oportunidade de integrar as aulas que aconteceram em ambiente virtual. O tema das aulas envolveu o contexto histórico e a evolução das RPPNs no Brasil com abordagens sobre gestão, manejo e os processos essenciais para a criação de uma reserva particular.

O curso totalmente gratuito, foi lecionado pelo especialista Luciano Souza, atuante na área ambiental há mais de 20 anos. Um dos participantes da criação de 600 RPPNS em todo o país, o profissional realiza atualmente diversas oficinas sobre o tema para técnicos ambientais.

 

Conceito


A chamada Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação de domínio privado, com a meta de conservar a diversidade biológica. Essa medida de caráter conservador surge através do desejo do proprietário, ou seja, sem desapropriação do imóvel rural ou urbano.

Essas RPPNs são extremamente essenciais, porque beneficiam a ampliação das áreas protegidas e a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros, possibilitando, ainda, a participação da iniciativa privada no esforço pela conservação da natureza.


*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação