Vacinas

Covid-19: DF não vai mais antecipar 2ª dose. Saiba como vai funcionar

A partir desta sexta-feira (22/10), as pessoas que completarem oito semanas após a primeira dose poderão buscar a segunda dose nos postos

Samara Schwingel
postado em 21/10/2021 16:35 / atualizado em 21/10/2021 16:36
O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas, conforme indica o Ministério da Saúde -  (crédito: Ed Alves/CB)
O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas, conforme indica o Ministério da Saúde - (crédito: Ed Alves/CB)

O Governo do Distrito Federal não vai mais realizar antecipações da segunda dose das vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer. A decisão da Secretaria de Saúde do DF se baseou na redução do intervalo aprovada pelo Ministério da Saúde. Agora, as pessoas que completarem oito semanas após a primeira dose poderão buscar a segunda dose nos postos abertos.

A informação foi divulgada pelos gestores da pasta distrital durante coletiva nesta quinta-feira (21/10). Para a decisão, pesou a chegada de cerca de 460 mil doses de Pfizer ao DF nesta quarta-feira (20/10). "O que temos nos permite, com folga, esperar as pessoas irem aos postos e não precisar agendar ou realizar antecipações", comentou o secretário de Vigilância à Saúde Divino Valero. 

"Então, quem completar as oito semanas de recebimento da primeira dose poderá buscar a segunda", afirmou Divino. 

Dose de Reforço 

Divino reforçou que as regras para o recebimento da dose de reforço, conhecida como terceira dose, não mudaram. Ou seja, profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais só podem tomar o reforço seis meses após a segunda dose. 

Os imunissuprimidos devem esperar 28 dias. A vacina aplicada como reforço é, preferencialmente, a da Pfizer. Para nenhum público é necessário agendamento prévio. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação