Apoio à pesquisa

FAP-DF suspende editais de pesquisa e comunidade científica cobra explicações

Sociedades e associações da área de ciência e pesquisa reclamam que dois editais foram interrompidos deixando propostas sem avaliação

Samara Schwingel
postado em 25/10/2021 16:05 / atualizado em 25/10/2021 16:09
 (crédito: Editoria de arte)
(crédito: Editoria de arte)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) juntamente com a Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBIOTEC) e a Associação Nacional dos Pesquisadores da Embrapa (ANPE) criaram um abaixo-assinado para cobrar a volta de dois editais suspensos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A inciativa mobiliza membros da comunidade científica da capital federal para indagar o motivo da interrupção dos editais antes do prazo previsto e com sugestões de pesquisa ainda sem análise ou resposta. 

"Questionamos urgentemente acerca da insuficiência de editais lançados no presente ano, e pior, pela suspensão de dois destes, a saber, os Editais 03/2021 (Demanda Induzida) e 04/2021 (Demanda Espontânea) para as últimas 2 rodadas", diz a carta. Criadora do abaixo-assinado, Andrea Maranhão, professora do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), explica que a preocupação é, também, com o futuro das pesquisas no DF. "À nível federal estamos sofrendo cortes no incentivo à pesquisa e à ciência. Aqui, no DF, nossa última esperança é o FAP-DF", diz. 

"Este ano tivemos poucos editais e dois suspensos antes do prazo previsto. O que solicitamos é que esses editais não sejam suspensos e que eles cumpram os prazos e analisem todas as propostas enviadas. É só para cumprir algo que já tinha sido determinado", completa a professora. 

Na terça-feira (26/10), a carta das entidades deve ser lida durante uma reunião com o conselho da FAP-DF. "Essa situação é muito preocupante, principalmente por causa dos novos pesquisadores que estão surgindo. Estamos ficando para trás e perdendo cérebros brilhantes por falta de incentivo", denuncia Andrea.

Na carta do abaixo-assinado, as entidades comentam que querem diálogo com o governo e com a FAP-DF. "Reafirmamos assim nossos compromissos em defesa da Ciência e Tecnologia no Distrito Federal, colocando-nos à disposição para contribuir com esta e outras demandas para o desenvolvimento científico e tecnológico por parte do GDF (Governo do Distrito Federal). E esperamos desta gestão da FAP-DF e deste governo, na pessoa do governador Ibaneis Rocha, do Diretor-Presidente e do Conselho Superior da FAP-DF, que o estímulo à CT&I no DF seja construído como verdadeira política de Estado, e não de governo."

Avaliação 

Vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado distrital Daniel Donizet (PL) informou que chegam reclamações sobre o FAP-dF à comissão. "Até a última sessão, esta questão ainda não havia entrado em pauta", disse. Entretanto, o parlamentar ressaltou que, nesta semana, o tema deve ser debatido em função da situação dos editais. "Somos a favor das pesquisas e sabemos da importância delas tanto no nível federal quanto no distrital", completou. 

A secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC ) e professora titular da Universidade de Brasília, Sônia Báo, destaca os prejuízos para o desenvolvimentos das pesquisas. “Eu imagino que a suspensão se deve pelo fato de que não tenha recursos suficientes para ser pago até o final do edital. Agora, isso para a ciência é péssimo, porque a gente se planeja e organiza e, de uma hora para outra, não tem mais o edital que tinha sido prometido. Você fica sem a continuidade desses recursos para a realização das pesquisas”, ressalta a professora.

A FAP-DF foi procurada, mas, até a última atualização desta reportagem, não se manifestou sobre o assunto. O GDF informou que vai apurar. 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação