Covid-19

Secretaria de Saúde modifica o esquema de vacina para idosos

Após reclamações nos postos de atendimento, a secretaria decidiu seguir as normas do Ministério da Saúde. Quem tomou a D2 até o dia 21 de abril, pode receber o reforço (D3)

Samara Schwingel
Rafaela Martins
postado em 27/10/2021 09:19 / atualizado em 27/10/2021 13:35
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) modificou o esquema vacinal para idosos com 60 anos ou mais. Anteriormente, o grupo poderia tomar a dose de reforço (D3) após seis meses da segunda dose. Agora, a pasta diz que está seguindo normas do Ministério da Saúde e só poderá vacinar aqueles que completaram seis meses da aplicação a partir do dia 21 de abril.

Em nota, a secretaria disse ao Correio que os imunizantes têm um prazo. "A Secretaria de Saúde esclarece que o Ministério da Saúde envia para o DF as pautas das doses de reforço, com os prazos de aplicação a partir do recebimento da segunda dose ou dose única", explicou o texto.

Além disso, a pasta afirmou que idosos com 60 anos ou mais que tomaram a D2 até o dia 21 de abril podem receber o reforço. "A Circular nº 85 segue o que já havia sido preconizado pelo órgão federal, estabelecendo que pessoas acima de 60 anos que tomaram a segunda dose até o dia 21/04, recebam a dose de reforço", ressaltou a secretária.

Porém esse não é o único grupo apto a receber a terceira dose. Profissionais da saúde e imunossuprimidos podem procurar as unidades de atendimento disponíveis. Mas, a data limite é diferente. No caso dos profissionais, podem receber o reforço aqueles que finalizaram o ciclo de imunização até o dia 15 de abril.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação