Transporte

Ônibus conhecido como zebrinha voltará às ruas do DF em 2022

A medida foi divulgada por meio do Diário Oficial, nesta terça-feira (26/10). A portaria estabelece que os veículos tenham listras brancas e vermelhas

Rafaela Martins
postado em 27/10/2021 11:12 / atualizado em 27/10/2021 11:12
 (crédito: Secretaria de Transporte e Mobilidade)
(crédito: Secretaria de Transporte e Mobilidade)

Os ônibus que circulam nas linhas do Serviço de Transporte de Vizinhança, no Distrito Federal, voltarão a ter as cores — listras brancas e vermelhas — que os tornaram conhecidos como “zebrinhas”. Os veículos deverão estar em operação até fevereiro de 2022, como foi divulgado no Diário Oficial do DF (DODF), na terça-feira (26/10).

As cores foram aprovadas pelo Conselho do Transporte Público Coletivo do DF, por meio da Resolução nº 4.748 de 13 de outubro de 2021. De acordo com o visual proposto, os veículos terão uma faixa branca até a altura dos faróis e, na parte superior, a cor vermelha predomina com algumas listras brancas.

O Serviço de Transporte de Vizinhança conta com 46 veículos circulando em 12 linhas na área central, que inclui Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto. As linhas são: 6, 7, 11, 16, 22, 23, 24, 25, 30, 31, 32 e 35.

De acordo com o secretário de transporte e mobilidade, Valter Casemiro, o objetivo é recuperar essa memória que está presente na cultura do brasiliense. “Vamos resgatar as cores do transporte de vizinhança, de forma que os usuários possam identificar com facilidade os veículos dessas linhas”, disse Valter.

Cultura

O transporte de vizinhança começou a operar no início da década de 1980. O início ocorreu em 30 de abril de 1981, com tarifa diferenciada e os veículos circulando entre as quadras das asas Sul e Norte (W1 e L1), além da Esplanada dos Ministérios, Lago Sul e nas proximidades de bancos, autarquias e comércio da região central da capital federal.

Os ônibus com listras brancas e vermelhas circularam até 2012, quando a nova licitação do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF determinou as cores dos veículos de acordo com cada área de operação. Atualmente, alguns micro-ônibus estão na cor verde e outros na cor amarela. Depois de 10 anos, os “zebrinhas” voltarão a circular em Brasília com as cores originais.

Com informações da Secretaria de Mobilidade do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação