Áreas de risco

DF tem 6 áreas de risco em caso de chuvas torrenciais e ventos fortes

Segundo Defesa Civil, a preocupação maior é com o que pode acontecer na Vila Cauhy, algumas áreas de Vicente Pires, em Samambaia, no Setor de Chácaras Santa Luzia, uma das áreas mais vulneráveis da Estrutural, na Asa Norte e no Sol Nascente

Correio Braziliens
postado em 28/10/2021 11:01 / atualizado em 28/10/2021 15:49
 (crédito: Paulo de Araujo/CB/D.A Press)
(crédito: Paulo de Araujo/CB/D.A Press)

Com o início do período chuvoso, o Distrito Federal está em alerta para os riscos de tempestades com ventanias. Levantamento da Defesa Civil revela que a preocupação maior é com o que pode acontecer aos moradores da Vila Cauhy, de algumas áreas de Vicente Pires, de Samambaia, do Setor de Chácaras Santa Luzia, uma das áreas mais vulneráveis da Estrutural, da Asa Norte e do Sol Nascente, em Ceilândia. Essas são as regiões com alerta vermelho, uma classificação usada quando o risco de desastres naturais é alto. 

O plano de contingência para o período de chuvas prevê ações entre a segunda quinzena de outubro deste ano até abril de 2022. O documento busca, por meio da análise de cenários, criar mecanismos para evitar desastres ocasionados por tempestades. O chefe da Defesa Civil, Defesa Civil, coronel Edwin Franco, explicou que o monitoramento envolve a atuação integrada de 19 órgãos do Governo do Distrito Federal. “O planejamento contempla até mesmo pontos para abrigar famílias e a retirada de pessoas e de seus pertences de pontos de risco”, afirmou.

Ao elaborar oplano de enfrentamento aos danos causados pela chuva, os técnicos incluem a análise dos riscos, avaliação dos cenários, consequências potenciais das chuvas, mapa de riscos e emissão de alertas. Na avaliação de cenários, a Defesa Civil, por meio dos dados disponíveis na base do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), busca desenvolver modelos de previsão numérica a fim de investigar os eventuais efeitos nocivos na ocorrência de chuvas intensas.

*Com informações da Agência Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação