GDF

Inaugurada nesta quinta, nova UPA do Gama vai atender mais de 4 mil pessoas

Foram investidos cerca de R$ 6 milhões na obra. A UPA do Gama é a terceira entregue em um intervalo de 34 dias.GDF promete inaugurar 15 unidades até o fim do ano

Rafaela Martins
postado em 28/10/2021 10:54 / atualizado em 28/10/2021 10:54
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Com investimento de R$ 6 milhões e estrutura com capacidade para atender 4.500 pessoas, a Unidade de Pronto Atendimento do Gama foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (28/10).  Essa é uma das sete unidades construídas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF).  

 A UPA Gama é a terceira unidade inaugurada no intervalo de 34 dias. A primeira foi a UPA Ceilândia II, entregue no dia 24 de setembro e a segunda foi a UPA Paranoá, inaugurada no dia 18 de outubro. Juntas, as três vão atender 13.500 pacientes por mês ou 162 mil pessoas ao ano.

O secretário de saúde, general Pafiadache, também esteve presente no Gama. Para ele, a inauguração da UPA aproxima o governo da população. “Estamos aproximando a saúde da população que precisa. Com isso vamos tirar naturalmente a pressão dos hospitais. Somente aqui são 154 servidores, dos quais 146 foram contratados. E até o final do ano, vamos inaugurar mais 4 UPAs”, disse o secretário.

As unidades foram planejadas com o objetivo de desafogar os ambulatórios e prontos-socorros dos hospitais da rede pública. A obra vai impactar diretamente o Hospital Regional do Gama (HRG), e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrados pela Secretaria de Saúde, sob gestão do IGESDF.

Mais 15 UPAS

A entrega foi feita pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em cerimônia durante a qual declarou que desde criança caminha pelas ruas do Gama. “Nós levantamos as principais reivindicações da população. Passamos aqui um determinado dia, nesse terreno, e parecia um cemitério. Isso aqui é mais do que necessário, o Hospital do Gama estava totalmente sobrecarregado”, ressaltou o chefe do executivo local.

Ibaneis falou que, até o fim do ano, mais 15 Unidades Básicas de Saúde serão inauguradas no DF. Além disso, estiveram presentes na solenidade a deputada Flávia Arruda, o vice-presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, o Secretário de Governo, José Humberto e o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Gilvan Maximo

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação