PROJETO

Programa da Vara da Infância incentiva adoção de crianças com deficiência

Criado pela Vara da Infância e da Juventude, programa 'Em Busca de um Lar' faz busca por famílias para pequenos, de 2 a 4 anos, com problemas ou complexidades de saúde

Correio Braziliense
postado em 17/11/2021 22:04
 (crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)
(crédito: Maurenilson Freire/CB/D.A Press)

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), tem promovido ações que para incentivar a adoção de crianças com algum tipo de deficiência ou problemas de saúde, como o programa Em Busca de um Lar. O objetivo é sensibilizar os adotantes para a busca por esse perfil. 

De acordo com a VIJ, das 587 famílias cadastradas para adoção na capital, nenhuma demonstrou desejo de adotar os meninos e meninas com problemas graves de saúde. A ação também visa auxiliar a adoção de crianças mais velhas, adolescentes e grupos de irmãos. 

Na edição-piloto, em 2019, a iniciativa registrou a adoção de três dos seis adolescentes participantes. Nesta segunda fase do projeto serão apresentados meninos e meninas, entre 2 e 4 anos, com sérios problemas de saúde. 

Estimativa da Seção de Colocação em Família Substituta (Sefam/VIJ-DF), cerca de 10% das famílias interessadas em adoção demonstram algum tipo de abertura para acolher crianças com doenças sem gravidade e sem complexidade.

A psicóloga da Sefam/VIJ-DF, Isabela Velasco, destaca que é uma tarefa difícil explicar aos interessados em adotar o que se trata, de fato, de um problema de saúde. “Nós nos deparamos com famílias que não estão verdadeiramente dispostas a acolher crianças com questões relevantes, mas sim com rinite, bronquite, alergias simples, etc.”, conta Isabela.

Para conhecer as crianças da nova fase do Em Busca de um Lar, clique aqui.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)

 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação