Pobreza menstrual

Dignidade feminina: 150 mil absorventes serão doados para alunas da rede pública

Campanha arrecadou itens de higiene que serão doados para alunas em situação de vulnerabilidade da rede pública de ensino do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 19/11/2021 20:10
 (crédito: Jhonatan Vieira )
(crédito: Jhonatan Vieira )

A campanha "Dignidade Feminina - Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu" arrecadou cerca de 150 mil itens de higiene, que serão doados para alunas em situação de vulnerabilidade da rede pública de ensino do Distrito Federal. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) assinou um termo autorizando a doação dos absorventes arrecadados na campanha.

Ascom/Sejus
Ascom/Sejus (foto: Jhonatan Vieira )

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o principal objetivo da campanha é ampliar o debate sobre a questão da pobreza menstrual no DF. “Mais do que uma campanha, criamos um movimento que trouxe visibilidade a um assunto tão importante, mas que ainda é cercado de tabus e desinformação", afirma.

Os itens arrecadados serão enviados para a Secretaria de Educação, que vai direcionar para as alunas da rede pública. A expectativa é que cinco mil adolescentes sejam atendidas até o fim do ano. Os pontos de coleta da campanha podem ser conferidos no site da Sejus

Dignidade Feminina

A entrega dos absorventes é acompanhada por palestras promovidas por servidores da Sejus e da Secretaria de Saúde, que abordam temas sobre a desconstrução de tabus relacionados à menstruação e a conscientização da saúde da mulher, pobreza menstrual, autoconhecimento, autoestima, empoderamento feminino, entre outros.

A campanha foi lançada no dia 19 de outubro e já foram realizadas palestras para mais de 500 estudantes do DF. Até o fim do ano, mais cinco instituições de ensino devem receber a palestra.

Ascom/Sejus
Ascom/Sejus (foto: Jhonatan Vieira)

A secretária de Educação, Hélcia Paranaguá, menciona que uma em cada quatro meninas faltam às aulas por não ter acesso ao absorvente. “É tão bom ver que o sonho se tornou realidade. Já imagino como será levar (os absorventes) nas escolas para as meninas. Olho para esses pacotes e já vejo os sorrisos delas”, comenta.

Pobreza menstrual

A falta de acesso a absorventes faz com que muitas meninas e mulheres busquem outras alternativas como o uso de papelão, jornal, miolo de pão e retalhos. Esse fator foi determinante para que o Governo do Distrito Federal (GDF) realizasse a campanha.

Marcela ainda menciona que as meninas sofrem com a desigualdade de gênero desde cedo por perder as aulas devido ao período menstrual. “Quando a gente leva o absorvente e a informação a essas meninas, que muitas das vezes não têm na estrutura familiar com quem possam falar sobre o assunto, estamos trazendo pertencimento e igualdade de gênero, que todas nós, mulheres que estamos em espaço de poder, queremos”, afirma a secretária.

O objetivo é arrecadar mais doações para que mais adolescentes possam ser atendidas.

*Com informações da Sejus

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação