Saúde

Com mais de 5 milhões de atendimentos, Hospital da Criança comemora 10 anos

Para celebrar, nessa terça, a instituição realizará uma programação especial, com culto ecumênico e concerto da Orquestra Sinfônica

Bruna Lessa*
postado em 22/11/2021 18:20 / atualizado em 22/11/2021 18:40
Hospital da Criança de Brasília do DF é referência em atendimentos -  (crédito: HCB/Divulgação)
Hospital da Criança de Brasília do DF é referência em atendimentos - (crédito: HCB/Divulgação)

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) completa, nessa terça-feira (23/11), 10 anos de funcionamento. O aniversário será marcado por uma celebração ecumênica, às 9h30, e contará com a apresentação do concerto da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob regência do maestro titular da orquestra, Cláudio Cohen, às 10h, no próprio hospital.

Desde a fundação do HCB, em 2011, o hospital realizou mais de cinco milhões de atendimentos de média e alta complexidade, tornando-se referência no acolhimento à população dos 29 dias de vida aos 18 anos.

O hospital acumula certificações e reconhecimento. Além disso, possui o selo de “Acreditado com Excelência”, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece a segurança, qualidade de gestão e melhoria contínua da cultura organizacional.

HCB também recebeu o prêmio Quality Brasil 2021, referente à gestão de negócios, pelo comprometimento com o modelo latino-americano de excelência e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A instituição foi reconhecida pelo diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que afirmou que o hospital poderia servir como modelo para outros países.

Comemoração 

Em celebração ao décimo ano de existência, foram realizadas importantes ações ao longo deste ano. Em janeiro, foi inaugurada mais uma área de atendimento ambulatorial, com 18 consultórios e um novo ginásio de reabilitação. No mês de fevereiro, o HCB passou a usar um neuronavegador híbrido, equipamento que permite mapear o cérebro por sensores magnéticos, o que reforça a segurança em cirurgias cerebrais.

Além disso, em março, foram doadas mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis a instituições do DF que apoiam famílias em vulnerabilidade social. Em junho, o HCB inaugurou a exposição “Emoções”, que contou com fotos de pacientes atendidos desde 2011. No mês de agosto, houve uma cerimônia com mais de 300 voluntários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), que atuam no hospital.

A Abrace recebeu, em outubro, R$9,5 milhões do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) para comprar um aparelho de ressonância magnética. Esse equipamento será doado ao Hospital da Criança de Brasília, espera-se que ele esteja disponível em outubro de 2022.

Em uma década de funcionamento, o HCB realizou mais de 3 milhões de exames laboratoriais, aproximadamente 713 mil consultas, 62 mil sessões de quimioterapia, 76 mil raios-X, 37 mil tomografias, entre outros.

Culto ecumênico
Data: 23/11/2021 (terça-feira)
Horário: 9h30
Local: Hall central do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (AENW 3, Lote A - Setor Noroeste)

Concerto da Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Cláudio Santoro
Data: 23/11/2021 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Hall central do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (AENW 3, Lote A - Setor Noroeste)

*Estagiária sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação