GOLPE

Golpista usa foto de infectologista no WhatsApp e debocha: "Estou na cadeia"

O suspeito entrou em contato com familiares da infectologista para pedir dinheiro. O golpe só foi descoberto após o pai da profissional de saúde ligar para ela

Darcianne Diogo
postado em 26/11/2021 13:13 / atualizado em 26/11/2021 13:14
A infectologista Ana Helena Germoglio foi entrevistada no CB.Saúde em julho deste ano. -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A infectologista Ana Helena Germoglio foi entrevistada no CB.Saúde em julho deste ano. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Um homem tentou se passar por uma médica do Distrito Federal para pedir dinheiro aos amigos e familiares da vítima. Por mensagem, o golpista entrou em contato com os parentes e solicitou depósitos. Mesmo após a farsa ser descoberta, o suspeito enviou mensagens à infectologista Ana Helena Germoglio e, em tom de deboche, disse: “Prazer, meu nome é Ana”. Em seguida, ainda diz que está na cadeia.

No WhatsApp, com número registrado no DF, o golpista usou a foto da médica nas redes sociais e pediu dinheiro ao pai e ao irmão dela. Na mensagem, enviada na manhã desta sexta-feira (26/11), o homem diz: “Oi, pai. Anota aí meu novo número. Pai, você pode depositar um dinheiro pra mim”, escreveu.

Desconfiado, o familiar ligou para a filha perguntando se, de fato, ela estava solicitando o dinheiro. “Meu pai estranhou rapidamente, porque sempre o chamo de ‘painho’. E também pelo motivo de eu não pedir dinheiro. Isso gerou estranheza. Felizmente, ninguém depositou nada”, afirmou Ana Helena, ao Correio.

Ao saber do golpe, a infectologista entrou em contato com as pessoas próximas, alertou sobre a situação e ainda fez contato com o golpista pelo WhatsApp. Na mensagem, ela diz que comunicou à polícia sobre o crime e pediu para que a foto dela fosse tirada do perfil. Em resposta, o homem diz: “Prazer, meu nome é Ana, e o seu?”.

Aproveitando a resposta do golpista, Ana alertou, ainda, sobre a importância em se vacinar contra a covid-19. “Se não vacinou, não perde a oportunidade. Amanhã tem dia D novamente.” O suspeito ainda pergunta se quem não tomou a primeira dose não pode tomar mais. “[...] O problema é que estou na cadeia. Tem que esperar a boa vontade de ‘virem aqui dá a vacina’. Nós somos a última opção desse lugar.”

Exposição

Graduada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba e especializada em infectologia, Ana Helena ganhou renome no DF ao ficar à frente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde atuou no combate direto à covid-19.

Exposta na mídia frequentemente, a médica acredita que a imagem tenha contribuído para o criminoso escolhê-la para aplicar o golpe. “A gente acha que esse tipo de golpe nunca vai acontecer com a gente, mas essa é a prova de que estamos vulneráveis a crimes como esse”, disse. Ana Helena registrou boletim de ocorrência na PCDF por meio da internet.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação