DODF

GDF libera atividades com público no Eixão e acaba com W3 do lazer

Determinação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (2/12) e revogou parágrafo de junho de 2020 que proibia atividades que gerassem aglomeração

Correio Braziliense
postado em 02/12/2021 10:36 / atualizado em 02/12/2021 11:13
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, na manhã desta quinta-feira (2/12), um decreto no Diário Oficial do DF (DODF) autorizando atividades com aglomeração no Eixão do Lazer e acabando com a W3 do Lazer. O Correio antecipou a mudança na coluna Capital S/A na edição de quarta-feira (1º/12). 

Os eventos públicos no Eixão estavam suspensos desde março de 2020, por causa das medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Quando a reabertura foi autorizada, em junho do mesmo ano, qualquer ação com público continuaram proibidas. 

Por outro lado, as mudanças promovidas pelo governo revogaram o fechamento da W3 Sul aos sábados, domingos e feriados. Com isso, os veículos voltarão a circular por lá nesses dias e, o público que aproveitava a avenida aos fins de semana para atividades ao ar livre perderam o espaço. 

Comércio

O governo local avaliou que o impacto no comércio da região foi negativo. A decisão de fechar a W3 foi tomada em junho de 2020, no período mais grave da pandemia, para oferecer uma opção de passeio ao ar livre à comunidade, em época de muitas restrições. Agora com clubes, parques e outras opções de lazer em pleno funcionamento, o GDF não vê mais a necessidade de manter a medida.

Em novembro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Edson de Castro, enviou ao governador Ibaneis Rocha um ofício pedindo o fim da interdição da via. Segundo Rocha, o fechamento da W3 Sul "amargos prejuízos não só ao comércio da W3 Sul como a supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e farmácias que funcionam nas quadras 100, 200 e 300. A queda no faturamento passa de 30% por mês a partir de junho de 2020, quando começou a interdição”. 

Para o sindicato, a reabertura da via vem em boa hora. "É em dezembro que o comércio mais vende por conta do Natal. Na W3 Sul, há cerca de 150 lojas que podem funcionar aos domingos, aproveitando o bom movimento de fim de ano, o que gera empregos e renda", acrescentou Edson de Castro. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação