Chuva

Chuva faz Defesa Civil abrir as comportas da Barragem do Paranoá em 30cm

O procedimento ocorre devido a intensificação do regime de chuvas e necessidade de controle em seus afluentes

Júlia Eleutério
Ana Maria Pol
postado em 02/12/2021 12:12 / atualizado em 02/12/2021 12:25
 (crédito: Júlia Eleutério/CB)
(crédito: Júlia Eleutério/CB)

Na manhã desta quinta-feira (2/12), as comportas da Barragem do Lago Paranoá foram abertas. O procedimento ocorre devido a intensificação do regime de chuvas e necessidade de controle em seus afluentes. Os profissionais da Defesa Civil e da Companhia Energética de Brasília (CEB) abriram 30 cm das comportas.

O procedimento é previsto no Plano de Segurança da Barragem, e inclui o alerta, por SMS, dos moradores que vivem ao longo do rio, para evitar acidentes. Além disso, há o toque de sirenes para completar o aviso de que o volume de água do rio vai aumentar consideravelmente. A ação exige um trabalho integrado entre a CEB, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

No aviso, a Defesa Civil e os demais órgãos pedem aos cidadãos que saiam imediatamente da margem do rio durante o procedimento, procurando um lugar mais alto e longe do curso d'água. O órgão alerta, ainda, que a população fique atenta à previsão do tempo, evite córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva.

O funcionário público André Luiz da Silva, 57 anos, estava passando a caminho de casa e decidiu parar para registrar às águas da barragem. "É bonito ver a quantidade de água. Quanto mais distante da barragem, mais lindo fica, pois parece um véu de noiva visto da minha fazenda", aprecia André que mora próximo ao Rio São Bartolomeu, onde deságua o Lago Paranoá.

Chuva forte

O alto volume de água é decorrente das chuvas fortes que foram registradas na tarde desta quarta-feira (1/12). Durante o fenômeno, a Defesa Civil emitiu um alerta para a população do Distrito Federal, que classificava a condição do tempo como "perigo potencial". O aviso leva em conta o boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apresenta a possibilidade de chuvas intensas, com nível de 20 a 30 milímetros por hora e 60 mm/dia.

As precipitações devem continuar durante todo este mês, como previsto pelo Inmet. Ao longo desta quinta-feira (2/12), não vai ser diferente: há chances de pancadas de chuvas isoladas em diversos pontos da capital federal. De acordo com o Inmet, as pancadas podem se tornar mais intensas no fim da tarde e começo da noite.

Para essas situações, a Defesa Civil recomendou que, se possível, a população procure locais seguros para se abrigar. No entanto, não é indicado ficar perto de árvores. Para quem estiver no trânsito, deve-se diminuir a velocidade nas vias e manter a distância de segurança entre o veículo da frente. Deve-se dar atenção, também, para pontos de alagamento que podem se formar nas pistas, bem como a correntezas e enxurradas.

Para quem estiver em casa, a recomendação é monitorar o aumento do nível da água perto do imóvel e, em caso de alagamentos, é importante desligar a rede elétrica. Em caso de risco, a população pode acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193, respectivamente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação