Natal

Ainda dá tempo de adotar carta do Papai Noel dos Correios

No Distrito Federal, as pessoas que desejam tornar-se padrinhos têm até sexta-feira (10/12) para adotar uma das cartinhas que ainda estão disponíveis

Ana Maria Pol
postado em 09/12/2021 10:11 / atualizado em 09/12/2021 10:12
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Aqueles que quiserem adotar a carta de uma criança na campanha Papai Noel dos Correios deste ano ainda têm tempo. No Distrito Federal, as pessoas que desejam tornar-se padrinhos têm até sexta-feira (10/12) para adotar uma das cartinhas que ainda estão disponíveis. Neste ano, a adoção dos pedidos das crianças está sendo feita de forma híbrida, pela internet e também em postos presenciais.

A campanha ocorre há mais de 30 anos e surgiu após a comoção dos empregados dos Correios que, comovidos com as cartas escritas em letras recém aprendidas, ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. A ação ganha força anualmente e, cada dia mais, a população tem aderido ao projeto.

A moradora do Noroeste, Renata Machado Santos, 43 anos, é analista de sistemas e conta que se tornou madrinha das cartinhas há cerca de dez anos. Ela conta que decidiu fazer parte da iniciativa após se comover com as mensagens das crianças. "Não tem como não se sensibilizar com a franqueza, a sinceridade das crianças, a magia de ver que elas acreditam que o papai noel está do outro lado”, diz.

De acordo com Renata, algumas das cartas são cômicas. “Tem algumas cartas super engraçadas, as crianças não têm filtro. Algumas comentam, inclusive, que não se comportaram muito bem, mas sempre estão lá, pela magia que a carta proporciona”, explica. Neste ano, a analista de sistemas recebeu uma missão maior, e tornou-se uma “super madrinha”. “Fiquei com a missão de conectar ainda mais pessoas às cartas de Natal”, explica.

Para Renata, o novo posto é a oportunidade de apresentar um novo projeto social para as pessoas. “Algumas estão dispostas, mas não entendem como isso pode ser feito. O Correios vem com o papel de conexão. É o momento que a criança vê que tem gemte que ouve, nota, e nós, como sociedade, vemos que temos capacidade de tornar desse sonho real. São crianças que têm o mesmo sonho que a gente, a diferença é que elas não têm as mesmas condições”, explica.

Adote!

Além das cartinhas de crianças da sociedade, desde 2010 os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel. Neste ano, o Correios recebeu 3.500 cartas da Secretaria de Educação do DF, e em torno de 800 cartas da sociedade, que são de crianças em situação de vulnerabilidade social, cursando até o 5º ano, que possuem até 10 anos de idade.

Para adotar uma dessas cartas, basta acessar o site do Correios ou ir até um ponto de adoção na sua cidade. Os presentes na casa do Papai Noel, na Universidade do Correios, serão entregues até sábado (11/12). Para quem vai deixar os presentes em algumas das agências participantes da campanha, deverá entregar até sexta-feira (10/12).


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação