Previsão do Tempo

Alerta laranja! Previsão para o DF é de 29ºC, com chuvas isoladas pela tarde

A previsão é de céu com muitas nuvens e chuvas isoladas na manhã desta terça (7/12). Já na parte da tarde, a indicação é de pancadas de chuva, trovoadas isoladas e, por vezes, rajadas de vento

*Carlos Silva
postado em 07/12/2021 10:57 / atualizado em 07/12/2021 11:11
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Prepare o guarda-chuva! Para esta terça-feira (7/12), a previsão do tempo é de céu com muitas nuvens e chuvas isoladas agora pela manhã. Já na parte da tarde, a indicação é de pancadas de chuva, trovoadas isoladas e, por vezes, rajadas de vento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima fica em cerca de 29ºC, com mínima de 17ºC. A umidade do ar fica com máxima de 95% e a mínima de 40% no DF como um todo.

Para quarta-feira (8/12), persiste o padrão de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, por vezes, rajadas de vento. Segundo a meteorologista do INMET Andrea Ramos, as chuvas tendem a manter esse padrão devido a uma área de instabilidade em função de um convergência de umidade, que é um corredor que se forma durante a primavera. Outro fator apontado pela meteorologista é a formação de uma zona de convergência. “Além disso, há possibilidade de uma Zona de convergência do Atlântico Sul, que também pode proporcionar chuvas contínuas, moderadas, ou, em determinado momento, fortes”, destaca.

Também vale ressaltar que o DF está com alerta laranja (perigo) para chuvas intensas. O INMET lista como avisos potenciais a possibilidade de chuvas intensas entre 50 e 100 mm/dia (30 e 60 mm/h) e ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, o órgão também alerta para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas. Na manhã desta terça-feira (7/12), está acontecendo uma reunião no instituto para avaliar se o aviso se mantém.

Em casos de alerta laranja, o INMET dá instruções de como agir frente aos potenciais riscos. Em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto também instrui como precaução o desligamento dos aparelhos elétricos e do quadro geral de energia. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação