Risco de temporal

Inmet alerta para perigos de chuvas intensas neste domingo (5/12)

Alerta amarelo é válido até esta segunda-feira (6/12). De acordo com a previsão, os ventos podem chegar a 60km/h, com baixo risco de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores

Edis Henrique Peres
postado em 05/12/2021 12:26 / atualizado em 05/12/2021 12:26
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (5/12), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas. De acordo com a previsão, os ventos podem chegar a 60km/h, com chuvas entre 20 e 30 mm/h. A recomendação é que os moradores adotem alguns cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores, em caso de rajadas de ventos, e não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão.

Pela manhã, este domingo ainda estava com o alerta laranja, que é um indicativo para ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h. Além disso, havia maior risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão é que os termômetros na capital do país cheguem a marcar 30ºC no momento mais quente do dia, com mínima registrada de 17ºC. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%. Mamedes Melo, meteorologista do Inmet, aponta que a instabilidade é comum nessa época. “A previsão é de continuar com um tempo instável como em dias anteriores, no período entre tarde e noite, com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas”, afirma.

Temporal

Durante esta última semana, o Distrito Federal sofreu com as chuvas intensas. Neste sábado (4/12), uma árvore de grande porte caiu sobre três comércios da capital, na SQS 414. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), a árvore tratava-se de um angico, com cerca de 15 metros de altura, e caiu durante a chuva da madrugada.

Também devido ao alto número de chuvas, foi necessário abrir as comportas da Barragem do Lago Paranoá, em 30 cm, na quinta-feira (2/12). O procedimento é previsto no Plano de Segurança da Barragem, e inclui o alerta, por SMS, dos moradores que vivem ao longo do rio, para evitar acidentes. Além disso, há o toque de sirenes para completar o aviso de que o volume de água do rio vai aumentar consideravelmente. A ação exige um trabalho integrado entre a CEB, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Na quarta-feira (1º/12), motoristas que passavam pela tesourinha entre as quadras 201 e 202 norte, tiveram dificuldades com a locomoção. O local ficou totalmente alagado no início da noite e gerou transtornos.

 

  • Chuva derrubou anjico de 15 metros de altura pela raíz. Galhos caíram sobre três comércios da 424 Sul
    Chuva derrubou anjico de 15 metros de altura pela raíz. Galhos caíram sobre três comércios da 424 Sul Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
  •  01/12/2021. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 202 e 203 Norte.
    01/12/2021. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 202 e 203 Norte. Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 201 e 202 Norte
    Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 201 e 202 Norte Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Fique Alerta:

  • Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Em caso de urgência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação