Moradia

População pode opinar sobre plano de habitação social no DF

Consulta pública fica aberta até terça-feira (14/12) e as contribuições ajudarão a atender a enorme demanda por habitação no DF

Giovanna Fischborn
postado em 12/12/2021 20:10
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Atualmente, o Distrito Federal chega a 108 mil unidades habitacionais, das quais grande parte é para habitação de baixa renda. Até a próxima quarta-feira (15/12), então, a população pode fazer sugestões à nova proposta de decreto do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis), elaborado para reduzir o déficit habitacional no DF. Quem quiser contribuir têm a chance de encaminhar as propostas ao e-mail dihab@seduh.df.gov.br.

De acordo com a secretária executiva de Planejamento e Preservação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Giselle Moll, a participação popular na reta final da construção do novo Plandhis é essencial: “Este é o momento de avaliar as ações propostas no plano, sugerir outras ações, indicar a possibilidade de recursos financeiros e, assim, facilitar o acesso à casa própria de milhares de brasilienses. O êxito desse plano depende de cada um”, avaliou Giselle Moll.

A iniciativa traz inovação em termos de política de habitação de interesse social, como a locação social. A proposta permite o aluguel, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), de imóveis inabitados para população em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com saúde mental debilitada.

Uma vez concluída a consulta, será feita uma nova revisão para avaliar as contribuições recebidas. Depois dos ajustes técnicos, o documento será encaminhado ao gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB), para aprovação por decreto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação