Covid-19

Variante Ômicron: Pacientes infectados do DF estão curados

Infectados já saíram da quarentena e o DF, até o momento, não apresenta nenhum caso suspeito de infecção pela nova variante

Samara Schwingel
Bruna Lessa*
postado em 13/12/2021 11:56
 (crédito:  Daniel Roberts/Pixabay)
(crédito: Daniel Roberts/Pixabay)

No começo do mês de dezembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou dois casos, no Distrito Federal, de infecção pela variante ômicron da covid-19. Nesta segunda-feira (13/12), a Secretaria de Saúde informou ao Correio Braziliense que os dois pacientes que testaram positivo para a variante estão curados. A quarenta de ambos teve fim no domingo (12/12) e até o momento o DF não apresenta mais nenhum caso suspeito.

Os dois pacientes estavam em um voo que partiu da África do Sul. Antes de desembarcar em Brasília, os homens teriam passado pelo aeroporto de Garulhos, em São Paulo. Um dos homens teve sintomas leves e o outro estava assintomático.

Cartão de vacina

O cartão de vacina passou a ser obrigatório no Distrito Federal, desde sexta-feira (10/12). Os brasilienses precisam apresentá-lo na entrada de eventos esportivos, festas e festivais. Além disso, aqueles que forem tomar a segunda dose, ou dose de reforço, ainda devem levar o cartão de vacina nas unidades de saúde, para que os profissionais possam conferir a data de aplicação do imunizante.

A necessidade surgiu após o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e outros sistemas da Secretaria de Saúde do DF serem afetados por conta de um ataque hacker ao site do Ministério da Saúde e ao aplicativo Conect SUS. Por nota, o Ministério da Saúde informou que o sistema foi comprometido "temporariamente" e que Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação