Covid-19

Covid-19: Taxa de transmissão diminuiu após seis altas seguidas no DF

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta terça-feira (14/12), o indicador está em 0,96. Isso significa que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 96. Na segunda, a taxa estava em 0,98

Rafaela Martins
postado em 14/12/2021 19:09 / atualizado em 14/12/2021 19:11
Profissionais da rede pública de ensino que receberam a vacina da Janssen podem se dirigir aos pontos de vacinação para receber a dose de reforço -  (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press)
Profissionais da rede pública de ensino que receberam a vacina da Janssen podem se dirigir aos pontos de vacinação para receber a dose de reforço - (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press)

A taxa de transmissão do novo coronavírus, no Distrito Federal, diminuiu após seis aumentos seguidos, ficando em 0,96 nesta terça-feira (14/12), segundo informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF). A última atualização da pasta ocorreu na segunda-feira (13/12), onde o indicador estava em 0,98.

Como a taxa de transmissão estava se aproximando de 1 — número que preocupa as autoridades de saúde — é importante que o brasiliense vacine contra a covid-19 e mantenha as orientações como lavar as mãos, utilizar máscara e praticar o distanciamento social de um metro.

Com o novo índice, cada grupo de 100 pessoas pode infectar outras 96. De acordo com o documento epidemiológico, a capital federal registrou 41 casos positivos do vírus, somente nesta terça-feira (14/12). Entre os diagnosticados, 458,6 mil são moradores do DF, 29,6 mil de pessoas de Goiás, 6,6 mil de outros estados e 23,5 mil estão em investigação. Dos 11 mil óbitos em decorrência da doença, 10,1 mil eram de cidadãos da capital federal, 824 de Goiás e 134 vítimas de outros estados.

O total de infectados no DF alcançou 518.471 mil diagnósticos positivos. Segundo a pasta, o DF teve mais seis óbitos por complicações da doença, ocorridas entre outubro e dezembro deste ano, o que totaliza 11.069 vítimas desde o início da pandemia. Nesta terça-feira (14/12), até o fechamento do boletim, nenhuma morte foi notificada.

Novas doses

Todos os profissionais da rede pública de ensino que receberam a vacina da Janssen podem se dirigir aos pontos de vacinação para receber a dose de reforço do imunizante a partir desta quarta-feira (15/12). A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que recebeu, na segunda-feira (13/12), mais 34,8 mil doses. Os imunizantes recebidos foram somados às 10,2 mil doses encaminhadas à pasta na semana passada.

Ao todo, 31.987 profissionais da área de educação foram vacinados com o imunizante. Além de professores, o grupo também inclui pessoal de apoio da escolas, como serventes, merendeiras, secretários escolares e diretores. Quem busca pela dose de reforço deve levar o documento de identidade oficial com foto e o cartão de vacinação. Os pontos de vacinação para esse público serão divulgados na noite desta terça-feira (14/12) pela SES-DF.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação