Qualificação

Com 1,5 mil inscritos, programa Renova-DF tem início no Plano Piloto

Os inscritos serão qualificados pelo programa para atuar na manutenção dos equipamentos públicos da região central de Brasília

Júlia Eleutério
postado em 15/12/2021 11:28 / atualizado em 15/12/2021 11:28
 (crédito: Julia Eleutério/CB)
(crédito: Julia Eleutério/CB)

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, na manhã desta quarta-feira (15/12), ao Programa de Qualificação Profissional e Renovação de Equipamentos Públicos (Renova-DF), que chega ao Plano Piloto pela primeira vez. Ao todo, 1,5 mil vagas foram preenchidas pelos candidatos inscritos no mês de novembro.

O Governador Ibaneis Rocha (MDB) participou do evento na Torre de TV e destacou a importância do Renova-DF para as pessoas e para a capital. "É um programa que tem a ideia de qualificar vocês para o mercado de trabalho prestando um serviço à sociedade, acabando com a ideia do assistencialismo e partindo para a ideia de que as pessoas merecem uma oportunidade. Então vocês vão sair qualificados com um diploma. Para o plano piloto, chegou a hora da gente ter um cuidado especial aqui", ressaltou o chefe do executivo local.

No evento, também esteve presente a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodora, que celebrou a chegada do programa na região central da capital. "É com grande satisfação que a gente recebe o Renova-DF. Esse programa que une formação, capacitação, renda e, principalmente, os equipamentos públicos aqui no Plano Piloto. O Renova-DF é realmente um programa que merece ser valorizado", pontuou a administradora.

Renova-DF

O programa tem o objetivo de qualificar profissionais na área de auxiliar de manutenção, com noções de diferentes profissões como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) terão duração 240 horas, distribuídas em até 20 horas semanais. Os participantes são maiores de 18 anos e estão em situação de desemprego, além de residirem no DF.

Os alunos do Renova-DF recebem um ajuda de custo, como auxílio transporte e bolsa no valor de um salário mínimo. O benefício é entregue através de um cartão BRB disponibilizado para os candidatos no início do curso.

No entanto, para receber a bolsa mensal, o candidato deve cumprir a carga horária mínima de 64 horas mensais, e para o caso de o certificado de conclusão do curso, deverá ter frequência igual ou superior a 80% da carga horária total e aproveitamento do curso de no mínimo 80%.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação