Crime

Grupo de estelionatários que aplicava golpes no país é alvo de operação

Segundo as investigações, a quadrilha utilizava documentos falsos e os integrantes se cadastravam em uma plataforma eletrônica de classificados para simular compra e venda de produtos de baixo custo

Darcianne Diogo
postado em 15/12/2021 15:54
Grupo criminoso agia em todo o país -  (crédito: PCDF/Divulgação)
Grupo criminoso agia em todo o país - (crédito: PCDF/Divulgação)

Policiais civis da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes da Polícia Civil do Distrito Federal (Corf/PCDF) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (15/12), a operação Tracking (rastreamento) contra um grupo criminoso especializado em aplicar golpes. A ação contou com o apoio das Polícias Civis de Goiás (PCGO) e Pernambuco (PCPE).

Segundo as investigações, a quadrilha utilizava documentos falsos e os integrantes se cadastravam em uma plataforma eletrônica de classificados. Depois disso, eles simulavam a compra e venda de produtos de baixo custo e recebiam um código de postagem de até R$ 15. “O código era revendido pelos investigados a comerciantes que remetiam suas mercadorias por um preço superior ao estabelecido. Os Correios, então, cobravam o valor excedente à plataforma de classificados, que, ao repassar tais quantias àqueles que inicialmente haviam recebido as etiquetas, observavam que os dados eram falsos e arcavam com o prejuízo”, explicou o delegado-chefe da Corf, Wisllei Salomão.

As investigações começaram há cerca de um ano. Segundo a PCDF, o prejuízo é estimado em mais de R$ 500 mil. Durante a operação desta quarta (15/12), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Mineiros (GO), Paulista e Jaboatão dos Guararapes (PE). Os integrantes responderão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa. Os comerciantes que compraram as etiquetas de remessa podem ser responsabilizados por estelionato.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação