Campanha

Vacinação contra influenza segue disponível nas unidades de saúde do DF

Campanha contra a gripe disponibiliza vacina para toda a população, exceto para crianças menores de seis meses, desde julho, por orientações do Ministério da Saúde

Correio Braziliense
postado em 16/12/2021 15:26 / atualizado em 16/12/2021 15:27
 (crédito:  Breno Esaki/Agência Saúde-DF)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde-DF)

Desde julho, a campanha de vacinação contra o vírus influenza disponibilizou a vacina para a população em geral, exceto para crianças menores de seis meses, que não podem receber esse imunobiológico. Anteriormente, em abril, mês de início da campanha, a vacina só era disponibilizada para grupos específicos.

Apesar da ampliação, a meta indicada de 90% de vacinação dos grupos prioritários, como crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com comorbidades, não foi atingida. O DF recebeu cerca de 1,1 milhão de vacinas e 90,99% (incluída toda a população, não apenas o público alvo da campanha inicial) das doses foram aplicadas, porém ainda tem cerca de 50 mil doses disponíveis.

“Temos visto o aumento de casos de influenza em diversos estados, principalmente no Rio de Janeiro. A vacina contra a influenza é segura e previne contra as formas mais graves da doença. Como a campanha ocorreu em paralelo à vacinação contra a covid-19, percebemos que muitas pessoas ficaram temerosas em receber os dois imunizantes, mas as duas vacinas podem ser aplicadas, inclusive, no mesmo dia, conforme orientação do Ministério da Saúde”, frisa Renata Brandão, gerente da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da SVS.

O vírus influenza causa uma infecção respiratória aguda originada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está relacionado a epidemias e pandemias devido a seu comportamento sazonal (relacionado a temporadas) e mostra um aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina em questão garante proteção contra os vírus influenza A, H1N1 e H3N2, e Influenza B.

Casos no DF

Até o momento deste ano, houve o registro apenas de um caso de influenza A H3N2 no DF e ele foi importado. O paciente infectado, do sexo masculino, contraiu a doença e teve o diagnóstico feito em São Paulo.

Vacinação

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, não se deve aplicar o imunizante em crianças com menos de seis meses porque elas não podem receber esse imunobiológico e em pessoas com histórico de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

A garantia da proteção contra o vírus influenza é tão importante quanto se proteger do novo coronavírus Sars-CoV-2. É possível prevenir possíveis agravamentos e mortes pela doença a partir da vacinação anual. Confira os locais de vacinação contra a influenza. A lista é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação