Previsão do tempo

Previsão é de mais chuvas no DF; temperatura máxima será de 27ºC

Para o fim de semana, o Inmet avalia que não devem ocorrer grandes alterações no tempo da capital

Júlia Eleutério
postado em 17/12/2021 09:14
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Lá vem mais chuva! A previsão para o Distrito Federal continua com possibilidade de chuva ao longo do dia, principalmente à tarde, nesta sexta-feira (17/12). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode atingir 27ºC no DF, enquanto a mínima registrada foi de 17ºC. A umidade relativa do ar ficará alta na capital com máxima de 95% e podendo chegar a 50%, nas horas mais quentes do dia. O instituto avaliou que o tempo permanece bem instável na capital, como visto nos últimos dias.

O meteorologista do Inmet Heráclio Alves ressaltou que devido à instabilidade, é possível que chova a qualquer hora do dia, mas a predominância é para a parte da tarde. “Pela manhã, o céu aparece com algumas aberturas de sol entre as nuvens. No decorrer do período, as nuvens vão predominando, aumentando a nebulosidade e, como consequência, as chances de chuvas à tarde”, destacou o meteorologista.

A combinação de umidade com calor resulta nas chuvas comuns nesta época do ano. Com isso, a previsão do tempo para o fim de semana não deve sofrer alteração. “Alta umidade e temperatura em elevação resulta em chuvas. Não tem muita mudança de hoje em relação ao fim de semana. As temperaturas e umidade não devem variar tanto como o previsto para essa sexta”, avaliou Heráclio sobre o tempo instável em relação às chuvas na capital.

Em relação às chuvas intensas vistas nos últimos dias, vale destacar que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme os alertas divulgados pelo Inmet. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação