DF

Restaurantes comunitários: Ibaneis espera receber 30 mil pessoas em almoço de Natal

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assumiu a cozinha do restaurante comunitário de Samambaia Sul na manhã deste sábado (18/12). População pode consumir no local ou levar marmita para viagem

Pedro Marra
postado em 18/12/2021 12:19 / atualizado em 18/12/2021 12:36
 (crédito: Pedro Marra/CB/DA Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/DA Press)

Durante o almoço de Natal, no Restaurante Comunitário de Samambaia Sul, neste sábado (18/12), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assumiu a cozinha do local e serviu alguns dos mais de 30 mil moradores que esperava receber. O evento, coordenado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, conta com cozinheiros no comando dos fogões industriais. Eles vão aproveitar o evento para colocar em prática os conhecimentos de gastronomia adquiridos no programa de capacitação da pasta, o Renova-DF. As refeições custam R$ 1.

Os outros restaurantes, que também contam com cardápio especial de Natal, serão comandados por 15 chefs. O horário de funcionamento, neste sábado, é das 11h às 14h. Todos oferecem a opção de consumir o almoço no local ou levar a comida em uma marmita. "Temos a oportunidade de servir os outros, e isso é muito importante", comenta Ibaneis.

O chefe do Executivo local informa que, nesta pandemia da covid-19, o governo distribuiu mais de 14 milhões de refeições à população do DF por meio das unidades. "Isso ajudou muita gente carente que ficou desempregada", celebra.

No menu, um cardápio sugerido aos chefs convidados é frango e pernil ao molho Califórnia (abacaxi, pêssego e figo), coxa e sobrecoxa assadas ao molho de limão e ervas, farofa natalina, arroz, feijão e salada. Para beber, suco de abacaxi com hortelã. A sobremesa será manjar de coco com calda de ameixa.

 

  • O governador Ibaneis Rocha repete o feito das edições anteriores e assume o comando de uma das cozinhas.
    O governador Ibaneis Rocha repete o feito das edições anteriores e assume o comando de uma das cozinhas. Pedro Marra/CB/DA Press
  • O governador Ibaneis Rocha repete o feito das edições anteriores e assume o comando de uma das cozinhas.
    O governador Ibaneis Rocha repete o feito das edições anteriores e assume o comando de uma das cozinhas. Pedro Marra/CB/DA Press

A copeira Maria da Glória Oliveira Silva, 71 anos, costuma ir duas vezes por semana no Restaurante Comunitário para buscar comida à ela e ao marido. Para a ceia de Natal, ela decidiu comprar duas marmita e levar para casa para aproveitar o preço acessível.

"Gosto da comida daqui, e ainda mais agora nesta crise com muita gente passando fome, em que o salário não aumenta", comenta. "Então vale a pena porque a comida é muito boa e balanceada, pois tem sobremesa e frutas", comemora a copeira.

O pedreiro Edmauro da Silva de Jesus, 41, que mora em Samambaia Sul, compra duas marmitas praticamente todos os dias no restaurante. "Como eu moro aqui perto com o meu tio, levo uma marmita para o almoço e outra para o jantar, o que fica muito mais em conta", conta.

Edmauro diz que prefere evitar os altos preços de alimentos nos mercados para comemorar o Natal deste ano e comprar no famoso Rorizão. "É muito bom porque nossos parentes moram longe, em outros estados, então vou comemorar somente com ele (tio)", finaliza.

O evento, com tendas do lado de fora, conta com cantores de repente e brinquedos para as crianças.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação