Natal

Brasília Iluminada: luzes serão acesas nesta quarta-feira (22/12)

Decoração luminosa se estende em 415.770m²; cerimônia de lançamento será na Praça do Buriti, às 18h30

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 09:12
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

As tão esperadas luzes de Natal do Brasília Iluminada finalmente serão acesas nesta quarta-feira (22/12), às 18h30. A decoração natalina será inaugurada na Praça do Buriti. No evento, toda a decoração luminosa, que se estende em 415.770m², será acesa, assim como o presépio. Na cerimônia também haverá apresentações musicais do Coral 10 e da Orquestra Filarmônica de Brasília no eixo batizado de Céu de Brasília, no Eixo Monumental.

A iluminação do projeto consiste numa ornamentação decorativa que remete aos símbolos natalinos, com visitação gratuita até 20 de janeiro. Além das luzes, visitantes também poderão assistir a shows, aproveitar as ações sociais e incentivar o comércio local. Segundo o secretário de Economia, André Clemente, esse é um projeto contemplativo e democrático, que poderá ser apreciado pelos moradores de todo o DF e pelos turistas que passam pela capital neste fim de ano.

Em sua segunda edição, o projeto foi sucesso no ano passado. Mais de um milhão de pessoas passaram pelo espaço. O objetivo do GDF é que o evento seja incluído no calendário oficial de eventos da cidade. “É muito mais que uma iluminação de Natal, é um evento de ano novo e de grande simbolismo que contribui ainda mais para firmar Brasília como destino turístico nas festividades de final de ano e durante o mês de janeiro”, afirmou André Clemente.

Estrutura

O Brasília Iluminada será dividido em 11 eixos, sendo que a área Torres/Pórticos marca a entrada da Esplanada dos Ministérios e da Praça do Buriti com sinos cenográficos que remetem ao anúncio do nascimento de Jesus, representando o começo de uma nova era. O espaço mais esperado é o Brasília Encantada, que é composto pelo Lago de Brasília, um grande espelho d’água, e o Eixo Central.

O Quadrante dos Presentes é uma área com 10 caixas de presentes num espaço que conta com efeitos especiais de luzes, fumaça e neve, levando o público a uma experiência sensorial. O Espaço Luz é uma atração com velas gigantes que formam um castiçal, com mais de mil girassóis que representam a felicidade, a lealdade, o entusiasmo e a vitalidade. Sessenta árvores de LED cenográficas compõem o eixo Árvore Sonho e Realidade, com destaque para a Árvore Monumental de 32 metros de altura.

No Complexo do Buriti, uma árvore de MDF estilizada com palavras-chaves do projeto é o centro da praça que tem ainda mangueiras revestidas de micro lâmpadas. A fachada do Edifício Anexo do Palácio do Buriti abriga o painel de cluster de LED, onde serão exibidos vídeos natalinos. Os shows ocorrem no Céu de Brasília, que fica entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz, onde fica montada uma estrutura com tablados, que seguem as regras de distanciamento, para permitir que o público acompanhe as apresentações em segurança.

O Espaço Solidariedade é uma área montada para receber doações para campanhas sociais. O Espaço Artesanato abriga containers ocupados por 60 artesãos que farão um rodízio no local. Há ainda o Luz do Mundo, um presépio interativo que remete ao nascimento do menino Jesus, e o Trenó Luz, um trio elétrico com a presença do Papai Noel que irá rodar as 33 regiões administrativas.

Ao todo, foram investidos R$ 14 milhões, provenientes de 18 emendas de deputados. O evento seguirá todas as medidas de segurança contra a covid-19.

Com informações da Agência Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação