Ensino público

Secretaria de Educação libera R$ 6,98 milhões a escolas públicas do DF

Segundo Secretaria de Educação, a verba será investida em melhorias na infraestrutura e compra de equipamentos para as escolas

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 09:14
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Secretaria de Educação  liberou mais R$ 6,98 milhões para serem usados pelas escolas da rede pública de ensino. O repasse foi oficializado por meio de uma publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na última terça-feira (21/12). Segundo a pasta, os recursos são do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

De acordo com a publicação, todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) foram contempladas e as verbas são originárias de emendas feitas pelos deputados distritais no Orçamento do Distrito Federal.

A pasta afirmou que a verba será utilizada para fazer melhorias na infraestrutura das unidades de educação e na compra de equipamentos para as escolas. “As verbas do PDAF são importantes para que escolas mantenham os espaços e as estruturas com qualidade para receber os alunos, servidores e comunidade. Esses recursos ajudam a trazer mais qualidade e conforto nas necessidades percebidas em cada unidade”, destacou o coordenador da Regional de Ensino de Ceilândia, Carlos Ney.

PDAF

O PDAF foi criado em 2012 para que as escolas e regionais de ensino tenham autonomia para utilizarem os recursos conforme suas necessidades. A verba sai do caixa do Governo do Distrito Federal (GDF) diretamente para as regionais de ensino, que pagam despesas feitas pelas escolas.

O programa é uma forma de dar velocidade à gestão dos recursos públicos, no entanto, com certos limites. O dinheiro só pode ser usado para pequenas obras de reparos e melhorias, como conserto de telhado, troca de piso, reforma de banheiros, ou para compra de bens que vão ser usados no processo pedagógico e se incorporarão ao patrimônio da escola, como computadores, impressoras, projetores.

Cartão PDAF 2022

No próximo ano, as escolas utilizarão o Cartão PDAF para tornar a execução de serviços nas escolas mais ágil e a prestação de contas mais simples e transparente. A regulamentação do cartão ocorreu em novembro deste ano e cada escola e regional de ensino terá acesso a um cartão emitido pelo BRB para administrar os recursos oriundos do programa.

Todas as despesas feitas com o cartão serão registradas automaticamente numa plataforma eletrônica. Os fornecedores também ficarão previamente cadastrados nessa plataforma. O sistema oferecerá possibilidade de controle dos gastos em tempo real, também dispensará o uso de cheques ou dinheiro, o que aumenta a segurança.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação