Tribunal de Contas

Obra no SOF Sul é autorizada desde que Novacap cumpra exigências do TCDF

A companhia precisa realizar as correções apontadas pelo TCDF para dar seguimento com a licitação das obras no local, como inserir o nome de responsável técnico e corrigir siglas

Correio Braziliense
postado em 22/12/2021 13:37 / atualizado em 22/12/2021 13:40
 (crédito: Reprodução/Agência Brasília )
(crédito: Reprodução/Agência Brasília )

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou, nesta terça-feira (21/12), a continuidade da licitação para a execução de obras no Setor de Oficinas Sul (SOF Sul), que visam solucionar problemas de alagamentos, mobilidade e acessibilidade na região. No entanto, é necessário que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) cumpra as determinações feitas anteriormente pelo tribunal, como correção das siglas usadas e do nome do responsável técnico pelos projetos no local.

Estimada em R$ 52,7 milhões, a Concorrência 10/2021, lançada pela Novacap, prevê a contratação de empresa especializada para executar os serviços de drenagem pluvial, da lagoa de detenção, da pavimentação, sinalização, do paisagismo, assim como a o mobiliário urbano, calçadas e estacionamentos públicos.

Por meio de um despacho, o Tribunal havia determinado à Novacap e à Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal que suspendessem a concorrência, além de determinar correções na elaboração da planilha orçamentária e do projeto de pavimentação; na necessidade de estudo comparativo para justificar os preços praticados na planilha de referência para os insumos asfálticos; no uso de concreto para a execução das calçadas, entre outras.

Após a análise da manifestação da Novacap, o corpo técnico do TCDF avaliou que o cumprimento das medidas foi parcial. Porém, segundo o tribunal, as pendências restantes são de fácil regularização, responsabilização e não configuram risco de prejuízo ao interesse público.

Com isso, a corte liberou a licitação desde que realizem as seguintes correções: inserção do nome do responsável técnico pelos projetos de pavimentação e correção das siglas referentes à região administrativa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação