Pandemia

Covid-19: Saúde confirma mais um caso de ômicron no DF; total chega a 17

Mulher veio do Canadá e tem entre 20 e 29 anos. Ela está vacinada com duas doses, apresentou sintomas leves e já é considerada curada

Samara Schwingel
postado em 22/12/2021 19:50 / atualizado em 22/12/2021 20:11
Trata-se de uma passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses, sendo a primeira dose com a vacina da Pfizer e a segunda dose da vacina Moderna -  (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
Trata-se de uma passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses, sendo a primeira dose com a vacina da Pfizer e a segunda dose da vacina Moderna - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta quarta-feira (22/12), que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) confirmou mais um caso de covid-19 com a variante ômicron proveniente de Kingston, no Canadá. Trata-se de uma passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses, sendo a primeira dose com a vacina da Pfizer e a segunda dose da vacina Moderna. 

Ela voltou ao Brasil, no voo CM 471 da Copa Airlines de Toronto para Panamá em 7 de dezembro, e no mesmo dia embarcou no voo CM 205 da Copa Airlines do Panamá para Brasília. Ela realizou coleta de RT-PCR na rede privada, no dia 10, com resultado positivo para covid-19. Após a confirmação, o médico da paciente notificou o Cievs, que procedeu com a investigação. A paciente apresentou sintomas leves e já é considerada curada.

Sendo assim, atualmente, o DF conta com 17 casos confirmados da variante, sendo 14 de pessoas vindas de Cancún, duas da África do Sul e uma do Canadá. Três casos são considerados curados.

A pasta permanece monitorando os casos de covid-19 identificados com a variante ômicron, importados de Cancún, no México. Até o momento, entrou em contato com 61 pessoas. Dessas, 46 apresentaram resultado não detectável para covid-19 e 15 testaram positivo, sendo 12 confirmados com a variante ômicron e três não sequenciáveis. 

A Secretaria esclarece que todos os casos identificados com a ômicron, até o momento, receberam duas doses da vacina contra covid-19. Nove foram imunizados com a vacina AstraZeneca e cinco com a Pfizer. Duas dessas pessoas estão na faixa etária de 20 a 29 anos, 10 na faixa de 30 a 39 anos e dois na faixa de 40 a 49 anos. Nenhum dos casos apresentou sintomas graves e todos permanecem em monitoramento diário pela equipe do Cievs.

 


 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação