Tempo

DF terá sábado de Natal com sol entre nuvens pela manhã e à tarde, diz Inmet

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de umidade entre 95% e 50% ao longo do dia, que promete ter chuvas a partir do fim da tarde por conta da instabilidade

Pedro Marra
postado em 25/12/2021 09:52 / atualizado em 25/12/2021 09:53
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

Sol e chuva devem marcar este sábado de Natal (25/12) no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê instabilidade na umidade relativa do ar ao longo do dia, que deve variar de 95% a 50%. O céu aberto entre nuvens pela manhã não deve durar muito tempo, pois a partir da tarde o tempo começa a fechar. É o que explica a meteorologista Andrea Ramos. A temperatura fica entre 13ºC e 27ºC.

"Temos a Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas), que permite a nebulosidade e essas chuvas contínuas que a gente está acostumado", esclarece a especialista do Inmet. Segundo ela, a tendência é de que a abertura do sol prevalece até o fim da tarde, quando aparecem os temporais. "A característica do tempo no verão é essa, com sensação de abafamento, temperaturas altas e chuvas", acrescenta Andrea.

A meteorologista diz que o sistema do instituto mostra uma massa de ar frio que passa pelo DF. Apesar de estar mais presente no Norte do país, derruba as temperaturas no Centro-Oeste. "Tanto que nesta madrugada, a temperatura chegou a 13ºC no Gama, ou seja, uma temperatura de inverno no verão, o que é comum nesta época do ano", analisa.

Para os próximos dias, pelo menos até a próxima quarta-feira (29/12), Andrea prevê pancadas de chuva e trovoadas isoladas devido à constância de precipitações que a Zcas proporciona. “É uma característica que leva de três a até cinco dias de chuvas e que, durante esses dias em que ela está atuando, vai proporcionar chuvas aqui para o nosso quadradinho, mas vai estar oscilando”, pondera.

A especialista assegura que há o indicativo de que se mantenha, a partir das 10h, o alerta amarelo de perigo potencial. "É um aviso, de 30mm a 60mm de chuva, mas que não têm características de tempestade", conclui a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação