Solidariedade

PM, Bombeiros e Defesa Civil do DF se mobilizam para ajudar vítimas na Bahia

Equipes chegam às 13h no estado. Pelas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha se solidarizou com a população afetada pelas fortes chuvas e lamentou a tragédia

Correio Braziliense
postado em 28/12/2021 15:20 / atualizado em 28/12/2021 17:16
 (crédito: PMDF/Divulgação)
(crédito: PMDF/Divulgação)

As enchentes que deixaram 72 cidades da Bahia em estado de emergência mobilizam ações voluntárias e sociais para tentar minimizar os danos sofridos pela população. Diante do cenário enfrentado pelos moradores, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prestou, pelas redes sociais, solidariedade às vítimas da tragédia.

“Devido às fortes chuvas que ocasionaram enchentes no sul da Bahia, enviamos reforços de bombeiros para ajudar no socorro às vítimas. As equipes embarcaram em 2 caminhões, 4 caminhonetes e 4 embarcações. Toda solidariedade do Governo do DF às vítimas dessa tragédia e seus familiares”, escreveu o chefe do Executivo local.

Além do auxílio enviado pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), cinco policiais militares do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) embarcaram para uma missão humanitária na Bahia. Os aviadores saíram por volta das 6h desta terça-feira (28/12) e devem chegar às áreas atingidas por volta das 13h.

A missão tem o objetivo de retirar as pessoas das áreas de risco e transportar roupas, remédios, água e alimentos para os locais onde não é possível o acesso por meio de transporte terrestre ou embarcações.

Inicialmente, os policiais do Bavop vão até Ilhéus, onde foi criado um Centro de Crise, que está sob a coordenação da Polícia Militar da Bahia, com logística do Sistema Nacional da Defesa Civil. A aeronave da PMDF e seus tripulantes vão começar a operação sem previsão de término.

O coronel Castella destaca que a PMDF vai atuar “em resgate aeromédico, resgate em locais de difícil acesso”. “A maioria da população está isolada em locais que não tem como chegar por meio de veículos terrestres ou mesmo com embarcações devido à correnteza muito forte; estão em cima de telhado aguardando resgate. A missão preponderante será retirar essas pessoas da área de risco, levando-as para locais mais seguros, assim como o transporte de alimentos, utensílios e medicamentos”, pontua.

Na manhã desta segunda-feira (27/12), 20 militares do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMDF viajaram para a Bahia. “Os militares enviados possuem especializações em salvamento e resgate", diz os Bombeiros. 

Em novo decreto neste domingo (26/12), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), incluiu mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência por conta das enchentes que atingem o estado. Agora, 72 cidades estão com a medida vigente — até este sábado (25/12), eram 25.

Com a publicação, os órgão ficam autorizados a apoiar as ações de resposta ao desastre. Na prática, as cidades têm mais flexibilidade de ação.

Defesa civil

Além dos auxílios enviados, a Defesa Civil iniciou uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis (cestas básicas), produtos de higiene pessoal, limpeza, cobertores e garrafas de água potável para doação aos municípios da Bahia devastados pelas enchentes dos últimos dias. O tenente-coronel Vieira, do CBMDF, comentou sobre a necessidade de ajudar o povo baiano. “A Defesa Civil sozinha não será capaz de ajudar as pessoas que necessitam de nosso apoio. A grande força está na vontade de nossa sociedade em colaborar com doações em prol das comunidades afetadas”, destacou.

As doações podem ser entregues em qualquer unidade da PMDF, CBMDF ou da Polícia Civil do DF (PCDF), assim como na Sede da Defesa Civil (Setor de Industria e Abastecimento). As doações serão levadas para a Bahia a partir de segunda-feira (3/1). "Pedimos a gentileza de que seja observada a data de validade dos produtos e que as peças de cobertores e vestuário sejam entregues limpas e em embalagens plásticas", destaca.

Enchentes

Até o momento, 20 mortes haviam sido notificadas, além de 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados pelas inundações. O número de feridos, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia e dos municípios atingidos é de 286, e a população atingida chega a 471.009.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação