rota turística

Saiba mais sobre o espetáculo de luzes do Brasília Iluminada

A programação da iniciativa foi concebida em cima de 11 eixos, que serviram de referência para as decorações

Correio Braziliense
postado em 28/12/2021 20:26
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Brasília está imersa em um show de luzes coloridas, presentes, velas, árvores coloridas, painéis de LED, entre outros, para a celebração das festividades de fim de ano. Esse é o projeto Brasília Iluminada, que marca presença no Eixo Monumental, com um espaço de 416 metros quadrados, ao longo de um cenário que contém 11 eixos, com diversos símbolos.

Cada espaço foi pensado para remeter ao Natal e aos traços marcantes da capital. O Lago Paranoá e o eixo do “avião”, que faz alusão ao Plano Piloto, estão representados na paisagem. Além deles, flores do cerrado, crisântemos e tulipas também marcam presença na decoração.

Com a intenção de contribuir com a cultura, a iniciativa não conta apenas com luzes e decorações, mas também com um repertório extenso de apresentação de cerca de 500 artistas. O evento, que busca firmar Brasília como uma rota turística de natal, é aberto ao público. A visitação vai até o dia 20 de janeiro.

Atrações e eixos de referência

  • Torres e pórticos – Simbolizam a entrada na Esplanada e entrada na Praça do Buriti, com sinos cenográficos que remetem ao nascimento e à anunciação de Jesus e representam o crescimento e chamamento de uma nova era.
  • Complexo do Buriti – O espaço, bem em frente ao Palácio do Buriti, conta com uma árvore feita em MDF (placa de fibra de média densidade) e estilizada com palavras chaves do projeto, além de um imenso painel de cluster de LED na fachada do edifício anexo que veicula mensagens e pequenos filmes sobre o Natal.
  • Brasília Encantada – Composto pelo Lago de Brasília e o Eixo Central. O símbolo da cidade é destaque em um espelho d’água, logo no início da Esplanada. Foi instalado exatamente nas coordenadas de geolocalização do Distrito Federal.
  • Quadrante dos Presentes – Espaço com dez caixas de presentes que chamam a atenção não somente por suas dimensões, mas pela decoração. Efeitos especiais de luzes, fumaça e neve estão no local.
  • Espaço Luz – Atração com velas gigantes, levando luz a todo o mundo. As velas formam um castiçal, com mais de mil girassóis, que representam felicidade, lealdade, entusiasmo e vitalidade.
  • Árvore Sonho e Realidade – Especial composto por 60 árvores de LED cenográficas e que têm como destaque a Árvore Monumental.
  • Espaço da Solidariedade – Áreas montadas para recebimento de doações por meio de campanhas sociais de brinquedos, roupas, alimentos, agasalhos, lixo eletrônico, entre outros itens.
  • Luz do Mundo – Um presépio interativo e impactante que remete ao nascimento do Deus menino, chegada dos pastores, reis magos e outros elementos.
  • Espaço Artesanato de Brasília – Localizado no quadrante Luz do Mundo, é composto por seis contêineres, com capacidade para 12 artesãos. A expectativa é atender de forma direta 60 artesãos da cidade.
  • Céu de Brasília – O quadrante representa a área cultural do projeto, tendo como cenário o céu de Brasília, cantado, lembrado e homenageado em poesia e prosas por artistas do DF. Está posicionado entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz.
  • Trenó Luz – O trio elétrico iluminado, com a presença do Papai Noel, percorrerá todas as 33 regiões administrativas do DF durante os 30 dias do projeto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação