Trânsito

Operação Natal da PRF registra redução de 32% em acidentes no DF e entorno

Houve, ainda, redução de 39% no número de pessoas feridas em relação ao ano passado

Renata Nagashima
postado em 28/12/2021 00:18 / atualizado em 28/12/2021 00:18
Os policiais flagraram 1.061 infrações, sendo 150 por ultrapassagens indevidas, ação responsável por cerca de 30% das mortes em acidentes de trânsito dos últimos anos -  (crédito: Divulgação/PRF)
Os policiais flagraram 1.061 infrações, sendo 150 por ultrapassagens indevidas, ação responsável por cerca de 30% das mortes em acidentes de trânsito dos últimos anos - (crédito: Divulgação/PRF)

No feriado de Natal deste ano houve uma queda de 32% no número de acidentes em rodovias do Distrito Federal e do entorno, em comparação com o ano passado, no período de 23 a 26 de dezembro. Os dados foram divulgados no balanço da Operação Natal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o levantamento, entre o período da operação em 2020, que foi entre 24 e 27 de dezembro, ocorreram 25 acidentes que deixaram 41 pessoas feridas e 1 vítima fatal. Em 2021, foram registrados 17 acidentes que deixaram dois mortos e 25 feridos.

O acidente fatal ocorreu por volta do meio-dia da quinta-feira (23), na BR 0-40, próximo à Luziânia (GO), no Entorno. Dois carros colidiram em um trecho de pista simples e de ultrapassagem proibida.

Segundo a PRF, os dois motoristas dos veículos faleceram no local. Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luziânia.

Os policiais flagraram 1.061 infrações, sendo 150 por ultrapassagens indevidas, ação responsável por cerca de 30% das mortes em acidentes de trânsito dos últimos anos. Foram multados 49 veículos que ou o condutor, ou o passageiro estavam sem cinto de segurança e outros 52 veículos por transportar crianças sem cadeirinha ou acento de elevação.

Outras infrações

Durante a operação deste ano, a PRF realizou mais de 700 testes do bafômetro e 14 condutores foram autuados por dirigirem embriagados. Outros 23 foram autuados por se recusarem a fazer o teste. Três pessoas foram presas por apresentarem o valor acima de 0,33 mg/L, configurando o crime de trânsito de dirigir embriagado. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação.

Outras 19 pessoas foram detidas pela PRF por diversos crimes, entre eles, receptação de veículo roubado e por tráfico de drogas. Um homem foi preso por portar 127 quilos de maconha escondidos dentro do pára-choque do veículo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação