Violência

Vídeo: Jovem negro é abordado de forma truculenta ao voltar para casa

Identificado como Marlon Afonso, 24 anos, o jovem foi abordado de forma violenta por policiais militares, na Expansão do Setor O, enquanto voltava para casa. Vizinhos gravaram o momento da ação

Rafaela Martins
postado em 29/12/2021 20:16 / atualizado em 29/12/2021 20:16
 (crédito: divulgação/arquivo pessoal)
(crédito: divulgação/arquivo pessoal)

O empresário identificado como Marlon Afonso da Silva, 24 anos, recebeu uma abordagem truculenta de policiais militares na Expansão do Setor O, em Ceilândia, na tarde de terça-feira (28/12). De acordo com o vídeo registrado por vizinhos, o jovem negro levou tapas e socos dos militares em frente a sua residência.

Segundo o advogado de defesa de Marlon, o homem, que é dono de um pet shop, retornava para casa de motocicleta quando foi abordado pelos policiais. “A polícia achou que o Marlon estava invadindo uma casa, mas ele estava entrando na própria casa. Eles bateram nele na frente dos seus avós que são idosos e passaram mal após o episódio”, contou Marcos André, advogado de defesa.

Além disso, Marcos contou ao Correio que a polícia está afirmando coisas que não aconteceram. “Eles estão falando que o Marlon tentou escapar da abordagem trafegando em sentido contrário em alta velocidade, mas a rua não tem duas pistas, somente casas dos dois lados. Vamos pegar as imagens da rua e provar a inocência do Marlon”, disse.

A defesa recorreu à Polícia Civil do Distrito Federal e à corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal. “Vamos entrar com um processo, pois as imagens estão bem claras, não tem o que contestar. Vamos buscar uma reparação de danos morais, ele é um empresário e sua imagem está abalada”, relatou o advogado.

Outro lado

Em nota, a PMDF disse que vai abrir um inquérito para investigar a conduta dos militares durante abordagem. Leia na íntegra:

“A equipe de Motociclista do 10º Batalhão avistou um homem em uma moto, Honda/Biz 125, cor cinza, trafegando em sentido contrário em alta velocidade, na tarde desta terça-feira (28), na QNO 18, Expansão do Setor O, Ceilândia.

O homem de 24 anos desobedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga, momento em que foi feito um breve acompanhamento, vindo a alcançá-lo na QNO 18, Conjunto 80. Os policiais por três vezes deram ordem de parada, que não foi atendida.

Em seguida, o homem adentrou para uma residência. Os policiais imaginaram que ele havia invadido o local, por isso, o acompanharam e realizaram a abordagem. O homem estava bastante nervoso e se recusava a obedecer os comandos/ordens para colocar as mãos na cabeça, resistindo à abordagem policial.

Foi realizada a busca pessoal, momento em que o homem começou a proferir xingamentos: 'policial palhaço' e 'vagabundo'. Os policiais constataram que a moto estava com licenciamento vencido, motivo pelo qual foi aplicada uma medida administrativa por infração ao Código de Trânsito Brasileiro.

O veículo foi recolhido para o depósito do Detran. Na 15ª DP foi registrada um TCO. Em relação à conduta dos policiais durante a abordagem, a PMDF abrirá procedimento apuratório.”

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação