Risco de temporal

Inmet alerta para perigos de chuvas intensas neste domingo (5/12)

Alerta amarelo é válido até esta segunda-feira (6/12). De acordo com a previsão, os ventos podem chegar a 60km/h, com baixo risco de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (5/12), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas. De acordo com a previsão, os ventos podem chegar a 60km/h, com chuvas entre 20 e 30 mm/h. A recomendação é que os moradores adotem alguns cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores, em caso de rajadas de ventos, e não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão.

Pela manhã, este domingo ainda estava com o alerta laranja, que é um indicativo para ventos que podem atingir de 60 a 100 km/h. Além disso, havia maior risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A previsão é que os termômetros na capital do país cheguem a marcar 30ºC no momento mais quente do dia, com mínima registrada de 17ºC. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%. Mamedes Melo, meteorologista do Inmet, aponta que a instabilidade é comum nessa época. “A previsão é de continuar com um tempo instável como em dias anteriores, no período entre tarde e noite, com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas”, afirma.

Temporal

Durante esta última semana, o Distrito Federal sofreu com as chuvas intensas. Neste sábado (4/12), uma árvore de grande porte caiu sobre três comércios da capital, na SQS 414. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), a árvore tratava-se de um angico, com cerca de 15 metros de altura, e caiu durante a chuva da madrugada.

Também devido ao alto número de chuvas, foi necessário abrir as comportas da Barragem do Lago Paranoá, em 30 cm, na quinta-feira (2/12). O procedimento é previsto no Plano de Segurança da Barragem, e inclui o alerta, por SMS, dos moradores que vivem ao longo do rio, para evitar acidentes. Além disso, há o toque de sirenes para completar o aviso de que o volume de água do rio vai aumentar consideravelmente. A ação exige um trabalho integrado entre a CEB, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Na quarta-feira (1º/12), motoristas que passavam pela tesourinha entre as quadras 201 e 202 norte, tiveram dificuldades com a locomoção. O local ficou totalmente alagado no início da noite e gerou transtornos.

 

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal - Chuva derrubou anjico de 15 metros de altura pela raíz. Galhos caíram sobre três comércios da 424 Sul
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Em 2021, 75 mil bueiros passaram por limpeza no DF
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 201 e 202 Norte

Fique Alerta:

  • Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Em caso de urgência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Saiba Mais