Sistema prisional

Foragido de presídio é recapturado ao pular de carro em movimento para fugir

André Isac Francisco de Almeida foi preso pelos policiais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe) em Samambaia. O preso acumula três passagens por roubo

Darcianne Diogo
postado em 03/01/2022 15:32
André Isac Francisco acumula três passagens por roubo -  (crédito: Seape-DF/Divulgação)
André Isac Francisco acumula três passagens por roubo - (crédito: Seape-DF/Divulgação)

Foragido do Complexo Penitenciário da Papuda por não retornar do trabalho externo, o detento André Isac Francisco de Almeida foi recapturado pelos policiais da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe) neste terça-feira (3/1). A foto do procurado também constava na plataforma de fugitivos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).

André Isac acumula três passagens pelo crime de roubo. Em 2010, ele chegou a ser preso pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) depois de assaltar uma padaria da região na companhia de dois rapazes. Na ocasião, os três entraram no estabelecimento armados e levaram celulares e dinheiro.

Segundo a Seape-DF, o foragido teria entrado em um carro nesta terça-feira (3/1) e policiais penais acompanharam o veículo e deram ordem de parada. O homem teria ignorado o pedido, acelerou o carro e fugiu. Na altura da quadra 415 de Samambaia, André pulou do automóvel em movimento e fugiu a pé, mas acabou sendo alcançado na quadra 617. Após ser detido, ele foi encaminhado ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

Foragidos

O Correio mostrou, nesta terça-feira, que mais de 170 criminosos homens e mulheres do Complexo Penitenciário da Papuda e do CPP não retornaram dos oito saidões ou de trabalhos externos em 2021 e são considerados foragidos.

O sistema da Seape-DF foi atualizado recentemente pela equipe técnica e constam informações detalhadas como os nomes e fotos dos detentos foragidos, a ficha criminal, cidade onde reside, números dos processos, crime que cometeu, delegacia responsável pela prisão, data e razão da fuga. De acordo com o levantamento da pasta, entre 15 de janeiro e 24 de dezembro de 2021, 173 detentos são procurados pela Justiça. Na base de dados, constam, ainda, o número de fugitivos entre 3 de fevereiro e 29 de dezembro de 2020. Nesse período, 38 presos não retornaram do saidão ou trabalho externo. Em 2019, de janeiro a dezembro, foram 42.

A Papuda, o CPP e a Penitenciária Feminina do DF (PFDF) abrigam mais de 15 mil presos, que cumprem o regime fechado e semiaberto. Só na Papuda, há cinco presídios: dois Centros de Detenção Provisórios (CDPs), as Penitenciárias do Distrito Federal I e II (PDFs I e II) e o Centro de Internamento e Reeducação (CIR). Os detentos do semiaberto têm direito aos saidões, a depender de uma avaliação prévia da Justiça. Só no ano passado, foram oito, que ocorreram em meses aleatórios. As datas do benefício podem cair em dias de feriados ou não. A determinação é da juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury e o não retorno pode resultar em falta grave para o interno.

Denuncie


A Seape-DF dispõe no site um link para denúncias anônimas (clique aqui). Além disso, as denúncias podem ser feitas pelo disk-denúncia da Diretoria de Operações Especiais (Dpoe) da Seape-DF: (61) 94510650; ou pelo 190 da PMDF; ou pelo 197 da Polícia Civil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Lucas de Moura Costa e Silva
    Lucas de Moura Costa e Silva Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Marlon Ferreira Santana
    Marlon Ferreira Santana Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Orlandina Gomes Viana
    Orlandina Gomes Viana Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Raayne Silva Barros
    Raayne Silva Barros Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Mais de 170 presos não retornaram do saidão ou trabalho externo em 2021
    Mais de 170 presos não retornaram do saidão ou trabalho externo em 2021 Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Dábio Rogério Ribeiro
    Dábio Rogério Ribeiro Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Humberto Teixeira Galvão Júnior
    Humberto Teixeira Galvão Júnior Foto: Seape-DF/Divulgação
  • Jeferson da Silva Barros de Melo
    Jeferson da Silva Barros de Melo Foto: Seape-DF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação