Pandemia

Covid-19: Rodoviária do Plano ganha novo posto de testagem

Inaugurado na quinta-feira (30/12), o o posto de testagem para o novo coronavírus é mais um ponto de controle da pandemia no centro da capital federal

Rafaela Martins
postado em 03/01/2022 21:17
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Com objetivo de ampliar o acesso da população brasiliense ao diagnóstico de covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) inaugurou, na quinta-feira (30/12), o posto de testagem da Rodoviária do Plano Piloto. Ao todo, o posto já realizou 158 exames.

O local funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para testar, é preciso ter tido contato com caso confirmado da doença nos últimos 14 dias, independentemente de apresentar sintomas gripais ou estar assintomático. A análise é feita por meio do teste rápido de antígeno, do tipo imunocromatográfico, point-of-care, que detecta de forma qualitativa a presença de antígenos virais específicos em amostras biológicas.

O teste é de fácil manuseio, baixo custo, não demanda ambiente laboratorial ou equipamentos para seu processamento e disponibiliza o resultado em pouco tempo: entre 15 e 30 minutos. Outra vantagem é que ele é indicado desde o 1º dia a partir do início dos sintomas, enquanto o RT-PCR precisa ser coletado entre o 3º e o 7º dia.

Parceria

De acordo com o secretário de saúde, general Manoel Pafiadache, o aumento de pessoas testadas traz maior conhecimento sobre a dinâmica de circulação do vírus no Distrito Federal. “É mais uma ação extramuros e caracteriza o aproveitamento do êxito que estamos tendo com o ponto de vacinação, para avançar também com a cobertura de testagem da população”, afirmou o responsável pela pasta.

O posto de testagem começou a funcionar na quarta-feira (29/12), quando foram realizados 54 exames e apenas um foi positivo. Na quinta-feira (30/12), 51 pessoas foram testadas no local e, novamente, uma amostra foi detectada com a presença do coronavírus.

A iniciativa é mais uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Serviço Social do Comércio (Sesc). “É uma alegria para a gente poder contribuir com maior acesso do público do DF à testagem e à vacinação”, declarou Janaína D’almeida, coordenadora de saúde do Sesc.

A equipe que atua no local possui sete profissionais, entre apoio administrativo, responsável pelo cadastramento, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que fazem os testes.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação