SAÚDE

Equipe recebe treinamento para atuar nos postos de testagem de covid-19

Os locais serão inaugurados, em breve, pela Secretaria de Saúde com parceira de outras entidades

Correio Braziliense
postado em 23/12/2021 20:39
 (crédito: Unsplash/Mafid Majnun)
(crédito: Unsplash/Mafid Majnun)

Para atuar nos novos postos de testagem da covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) realizou, nesta quarta-feira (22/12), o treinamento com a equipe que vai atuar nos locais a serem inaugurados, em breve, pela Secretaria de Saúde do DF e entidades parceiras.

Ao todo, 64 profissionais foram contratados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e treinados pela secretaria, por meio da equipe do Lacen. Eles serão divididos pelos postos e atuarão por 30 dias. Os profissionais são enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. Eles receberam o treinamento na unidade do Sesc, em Brasília.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno Moreira, destacou que a estratégia da pasta, a partir de agora, é testar os assintomáticos e os contactantes — aqueles que estiveram expostos ao vírus, mas não possuem sintomas e são casos suspeitos. “Queremos testar mais e retirar os casos positivos de circulação, para diminuir a transmissibilidade”, explicou Fernando.

Presente no treinamento dos profissionais, o diretor de programas sociais do Sesc, Guilherme Reinecken, ressaltou o apoio à Secretaria de Saúde. “Desde o início da pandemia o Sesc tem apoiado o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde, fazendo testagem e no apoio à vacinação”, pontuou Guilherme.

Segundo a farmacêutica bioquímica do Lacen, Alessandra Pinheiro, uma das ministrantes do treinamento, o teste rápido de antígeno mostra se a infecção viral está ativa. “A coleta é feita por meio de swab nasal e deve ser feita nos primeiros dias de sintoma, entre o primeiro e o sétimo dia, sendo mais sensível perto do quinto dia. O resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos, sendo, por isso, considerado um teste rápido”, esclareceu.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação