Empreendimento

Obras do Itapoã Parque 67% concluídas: complexo deve ficar pronto este ano

Empreendimento entregará 12.112 moradias populares. Até março, governador espera entregar, ao menos, duas mil unidades

Júlia Eleutério
postado em 05/01/2022 06:00 / atualizado em 05/01/2022 06:12
 (crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/ Agência Brasília)

O Governador Ibaneis Rocha visitou, ontem, as obras do Itapoã Parque, empreendimento habitacional do Distrito Federal feito com recursos do programa Casa Verde e Amarelo, do Governo Federal, e entregará 12.112 moradias em duas etapas. A primeira, que contemplará 6.208 apartamentos de dois e três quartos, está com mais de 67% das obras concluídas e deve ficar pronta em dezembro deste ano. A empresa licitada JC Gontijo é a responsável pelo empreendimento. Em visita às obras do Itapoã Parque, o governador Ibaneis elogiou o andamento da construção e espera entregar, ao menos, duas mil unidades até março de 2022.

"Estão bastante adiantados os trabalhos, são apartamentos de uma qualidade muito boa. A empresa está de parabéns por fazer isso aqui. Estão faltando alguns detalhes junto às concessionárias de energia e de água. Nós vamos trabalhar junto com a empresa para fazer essas entregas. Serão em torno de 2 mil moradias entregues no mês de março", destacou o governador. O investimento do Itapoã Parque é de cerca de R$ 1,65 bilhões.

Durante a visita, Ibaneis também destacou os equipamentos públicos que estão em construção no local e vão atender a população. "Nós estamos aqui com o viaduto que já iniciou as obras na saída do Itapoã e, com isso, a gente vai dar conforto para as famílias que residem nesta região. Importante dizer que esse empreendimento, ao contrário de outros que foram feitos ano passado, vem com todos os equipamentos necessários. Então, nós temos aqui três escolas, sendo duas de primeiro grau e uma de ensino infantil", pontuou o governador.

Segundo o chefe do executivo local, o objetivo é entregar as escolas junto com as primeiras unidades que ficarão disponíveis para os moradores. "Nós temos aqui toda a infraestrutura necessária para que as famílias vivam bem e criem seus filhos. Essas escolas devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano. Nós vamos trabalhar junto com a Secretaria de Educação já para que se prepare para colocar para funcionar", acrescentou.

Vacinação para crianças

Durante a agenda, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que não será exigida a prescrição médica para a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no Distrito Federal. A posição diverge da orientação do Ministério da Saúde, que realizou consulta e audiência públicas para ouvir a população sobre a vacina pediátrica, mesmo após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para as aplicações da Pfizer. 

O chefe do executivo local espera que a população procure os pontos de vacinação quando as doses estiverem disponíveis. "Eu já tenho dito em todos os lugares que nós aqui no DF não vamos exigir prescrição médica. Vamos colocar a vacina à disposição e a gente espera que as crianças sejam vacinadas também para garantir a segurança necessária", destacou.

Questionado sobre a chegada dos imunizantes e um possível cronograma de aplicação, ele reiterou que espera o envio pelo Ministério da Saúde para elaborar uma programação. "O anunciado pelo ministro da Saúde é na segunda quinzena de janeiro. Chegando as doses, nós vamos imediatamente distribuir nas unidades básicas de saúde e nos pontos de vacinação para que a gente tenha o mais rápido possível as nossas crianças imunizadas", assegurou o governador. "Esse cronograma temos que organizar de acordo com as faixas etárias", acrescentou.

Com São Paulo exigindo passaporte de vacina para servidores públicos, o governador foi questionado sobre aderir a medida no DF. "Continuo insistindo de que não vou fazer passaporte nenhum. Eu acho que o nível de vacinação aqui no DF está elevado, em torno de 83% da população vacinada". O governador acredita na conscientização dos moradores da capital para concluírem a vacinação contra a covid-19.

Variante ômicron

Perguntado sobre o aumento de casos de covid-19 na capital, Ibaneis demonstrou tranquilidade e lembrou que a capital federal possui alta cobertura vacinal — mais 82% da população acima de 12 anos — e que segue monitorando a situação da pandemia. "Estamos com o percentual (taxa de transmissão) abaixo de 1%, o que para nós é razoável. Estamos acompanhando essa nova variante que vem chegando. Ela não tem causado grandes danos, pouquíssimas pessoas internadas. Nós temos um grau de internação que está baixo aqui no DF", afirmou.

Ibaneis destacou que há leitos disponíveis na capital. "Nós estamos acompanhando com muito cuidado realmente não só o que acontece aqui, mas o que acontece no restante do mundo. Nós temos convicção de que mais uma vez o Sistema Sus e a Secretaria de Saúde darão conta de atender a nossa população", defendeu o chefe do executivo local.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação