Previsão do tempo

Com chances de mais chuvas, DF terá máxima de 27ºC nesta quarta-feira

De acordo com o Inmet, as chuvas tem mais possibilidade de ocorrer na parte da tarde. A umidade relativa do ar fica entre 60% e 95%

Júlia Eleutério
postado em 05/01/2022 08:55
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Mais um dia com chances de chuva no Distrito Federal. A previsão do tempo indica um dia abafado e com possibilidade de chuvas nesta quarta-feira (5/1). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima será em torno de 27ºC na capital, enquanto a mínima registrada foi de 16ºC na região de Águas Emendadas. O céu tende a ficar com muitas nuvens e o sol pode aparecer em alguns momentos, aumentando as chances de pancadas de chuvas no período da tarde e da noite. A umidade relativa do ar ficará entre 60% e 95% para o dia.

O meteorologista Heráclio Alves ressaltou o tempo instável que faz na capital há algum tempo. “Tempo continua instável no DF, com isso pode ocorrer chuva a qualquer hora com maiores chances de para a parte da tarde e início da noite. Isso ocorre devido a combinação de umidade com calor”, destacou o meteorologista do Inmet. “ Pela manhã, há uma possibilidade de uma chuva mais isolada, mas a partir da tarde essa nebulosidade se intensifica mais e aumentam as chances de chuva”, afirmou.

Heráclio também pontuou sobre o nevoeiro que tomou conta do céu de Brasília na manhã desta quarta. “O dia começou com um nevoeiro sob o DF, mas já está se dissipando conforme a temperatura vai se elevando. No decorrer do período, essa nebulosidade vai se intensificando, porque vai aquecendo”, explicou o meteorologista.

O Inmet emitiu um alerta amarelo para o perigo das chuvas intensas na região do DF até às 10h desta quarta. Há a possibilidade de emissão de novos alertas ao longo do dia. A cor amarela é um indicativo de ventos intensos que podem atingir de 40 a 60 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação