PREVENÇÃO

Desabamento: saiba como evitar riscos na hora de alugar ou comprar um imóvel

Mais do que a aparência do lugar, é importante verificar os princípios de construção e os documentos da edificação

Talita de Souza
postado em 07/01/2022 22:58
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

Cerca de 19 famílias ficaram desabrigadas após o desabamento de um prédio na QSE 20, em Taguatinga Sul, nesta quinta-feira (6/1). Os moradores do local alugaram os apartamentos, que não receberam os devidos reparos pelo proprietário, e viram, em questão de minutos, os pertences adquiridos ao longo da vida serem perdidos. Com o risco de desabamento total do edifício, alguns inquilinos afirmaram ao Correio que, mesmo salvos do acidente, sentem que “morreu a esperança” deles.

O proprietário do local afirma que irá consertar o prédio, mas acredita que os inquilinos não pedirão indenização porque “já recebem ajuda” dele nos valores do local. O caso revela a importância de observar os potenciais riscos do local em que pretende morar.

Para o tenente-coronel Rossano Bohnert, é essencial que as pessoas procurem um local construído regularmente, ou seja, que tenha feito o projeto e a obra a partir do código de edificações do Distrito Federal. “O documento afirma, acima de tudo, que é necessário que o projeto tenha um responsável técnico — engenheiro ou arquiteto”, diz.

Também é importante que o local tenha um alvará de construção e realize manutenções periódicas nas edificações. “Se isso for feito, a edificação durará 50, 100 anos, com segurança”, pontua Rossano.

A Carta de Habite-se é outro documento que garante, ao menos, a estrutura regular do imóvel. Ela é emitida e concedida após uma vistoria ser feita no local. De acordo com o tenente, as informações e os documentos “podem e devem” ser solicitados para a imobiliária ou o proprietário do local no período de negociação.

A estrutura da edificação é o mais importante a ser investigado, no entanto é importante prestar atenção na aparência do imóvel. Fissuras finas já são um sinal de que a estrutura pode estar sobrecarregada ou há infiltração de água. Rachaduras já demonstram a falta de manutenção e portas emperrando são um sinal de alerta para sérias danificações na edificação.

Nesse caso, o futuro inquilino é orientado a questionar o proprietário sobre periodicidade de manutenções ou se é possível consertar antes da mudança. Caso verifique uma possível negligência, é melhor passar para o próximo anúncio de imóvel nos classificados e evitar dores de cabeça — e risco de vida.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação