Previsão do tempo

Chuva e tempo instável continuam nesta segunda-feira no DF

Segundo Inmet, máxima será de 24ºC e mínima de 18ºC. Umidade varia entre 95% e 65%

Renata Nagashima
postado em 10/01/2022 07:46
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O brasiliense vai precisar passar mais uma semana com o guarda-chuva aberto. A previsão do tempo indica que, nesta segunda-feira (10/1), o clima continua instável e com chuvas por todo o Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima será em torno de 24ºC na capital, enquanto a mínima registrada foi de 18ºC. O céu tende a ficar encoberto com pancadas de chuva durante todo o dia. A umidade relativa do ar ficará entre 65% e 95%.

No entanto, no meio da semana pode haver uma mudança e o brasiliense poderá encontrar temperaturas mais elevadas. “A partir de quinta-feira o tempo tende a mudar e o sol volta a brilhar”, aponta o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo.

O Inmet emitiu um alerta laranja para o perigo das chuvas intensas na região do DF até as 10h desta segunda. Há a possibilidade de emissão de novos alertas ao longo do dia. A cor laranja é um indicativo de ventos intensos que podem atingir de 60km/h a 100km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alagamento

O DF tem sido castigado pelas chuvas nos últimos tempos e a situação não parece reduzir tão cedo. No último domingo (9/1) houve risco de alagamento a partir das 16h nas proximidades do Lago Paranoá. A Defesa Civil disparou alerta para que o público evitasse as margens e a parte inferior da barragem. O motivo é a abertura das comportas em 30 cm para dar vazão à quantidade de água.

Em casos de chuva, como se proteger?

O brasiliense que está nas ruas precisa tomar cuidado. Para isso, o Correio preparou algumas dicas que podem te ajudar durante esse período chuvoso. Confira:

-Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
-Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
-Caso precise de mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação