TRANSPORTE

Reforma no sistema de energia do Metrô-DF custará R$ 49 milhões

Companhia do Metropolitano pretende realizar as obras no Centro de Controle Operacional e em todas as 17 subestações. Com a troca de dispositivos e a modernização, o sistema elétrico da companhia ficará mais seletivo quando ocorrer falhas internas

Rafaela Martins
postado em 11/01/2022 21:38
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abriu licitação para a modernização do sistema de proteção e controle, integrantes do sistema de energia. A abertura das propostas está prevista para o fim de janeiro, segundo informações divulgadas pela instituição na segunda-feira (10/1).

Com o investimento de R$ 49 milhões, as obras devem ocorrer no Centro de Controle Operacional e em todas as 17 subestações da companhia. As subestações são responsáveis por receber energia da concessionária local e distribuir aos sistemas fixos e móveis do Metrô-DF.

O prazo para conclusão da reforma é de três anos. Como o transporte público funciona em tempo integral, a execução do projeto será realizada preferencialmente no período noturno, com objetivo de afetar ao mínimo a operação dos trens.

Necessidade

A modernização do sistema de proteção e controle é importante, já que as subestações possuem equipamentos de proteção com tecnologia da década de 1980. Além de antigos, os mesmos causam incompatibilidades com o sistema de proteção da concessionária local, causando desligamentos gerais.

Com a troca de dispositivos e a modernização, o sistema elétrico da companhia ficará mais seletivo quando ocorrer falhas internas. Caso ocorra uma manutenção corretiva de urgência em algum ponto específico, o sistema novo vai sinalizar e segregar o trecho defeituoso.

Com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação