Comunicado

Defesa Civil alerta para risco de alagamento em barragem do Paranoá

Alerta da Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) emitido na manhã desta quarta-feira (12/1) diz que comportas da barragem do Lago Paranoá foram abertas em 40 centímetros

Pedro Marra
Arthur de Souza
postado em 12/01/2022 18:00
 (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A. Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A. Press)

A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) emitiu alerta, na manhã desta quarta-feira (12/1), para risco de alagamento em barragem do Lago Paranoá. O motivo é a abertura de 40 centímetros das comportas por volta das 11h. "Evite as margens do rio abaixo da barragem", diz o órgão.

Segundo atualização às 13h30 no site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), o nível dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria estão, respectivamente, em 97,8% e 94,5%.  

Desde o início do ano, o Distrito Federal vem sofrendo com as fortes chuvas. Na manhã de terça-feira (11/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja de perigo para chuvas intensas na capital federal. Este cenário faz com que o asfalto das pistas e rodovias do DF fiquem molhados e o condutor perca parte da visibilidade enquanto dirige.

Desta forma, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta os motoristas de Brasília para os perigos de acidentes e reforça algumas recomendações, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo à frente, usar o farol baixo para que o veículo fique mais visível aos outros condutores, além de sempre sinalizar a intenção de mudar de direção.

Confira todas as recomendações do Detran-DF para este período de chuvas:

Revise pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
Mantenha os pneus calibrados;
Evite freadas ou mudanças bruscas para evitar a aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro, ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare em um local seguro e espere as condições do tempo melhorarem;
Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção.

Em caso de risco de alagamento, a Defesa Civil sugere ligar para o telefone do órgão: 199.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação