Homicídio

Vídeo: veja o momento em que presidiário é executado a tiros no DF

Filipe Batista da Silva, 37 anos, foi morto ao sair do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). O caso está em investigação pela 3ª Delegacia de Polícia

Darcianne Diogo
postado em 13/01/2022 15:24
Vídeo registra momento em que preso do CPP é executado -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Vídeo registra momento em que preso do CPP é executado - (crédito: Material cedido ao Correio)

Vídeo obtido pelo Correio junto à TV Brasília mostra o momento em que Filipe Batista da Silva, 37 anos, mais conhecido como “Nariga”, é executado a tiros em plena luz do dia ao sair do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento. O detento foi assassinado na manhã desta quarta-feira (12/1) (veja o vídeo abaixo). O caso segue em investigação pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro).

Filipe saiu do presídio por volta das 5h40 para o trabalho externo. De blusa branca, é possível ver a hora em que ele é baleado nas costas por um homem ao atravessar a rua. Nariga cai na faixa de pedestre, mas consegue se levantar e entra em um Gol vermelho, que está estacionado esperando do outro lado.

Enquanto isso, um Fox vermelho é usado para dar fuga aos criminosos. Um homem que aparece de jaqueta preta continua a atirar em direção ao Gol, e logo depois entra no Fox e foge. Segundo as investigações, houve troca de tiros entre o motorista do Gol e os executores. Filipe morreu próximo ao SOF Sul e o carro foi abandonado pelo condutor na via. A perícia da Polícia Civil esteve no local.

Atentados


Em reportagem publicada nesta quarta-feira (12/1), o Correio revelou que Nariga foi alvo de, ao menos, cinco tentativas de homicídio desde 2010. Em uma delas, o assassinato foi encomendado por uma ex-sogra que pretendia, à época, dominar o esquema de tráfico de drogas chefiado por Filipe em Sobradinho.

Só em 2017, Filipe foi alvo de três tentativas de homicídio. Uma das emboscadas aconteceu em 7 de dezembro do respectivo ano. Por volta das 9h30, Filipe saía de uma casa, no Buritizinho, em uma Tiguan branca, quando, ao estacionar próximo à Avenida Contorno de Sobradinho II, foi alvo de tiros. O carro ficou marcado pelos projéteis (veja foto abaixo) e Filipe acabou baleado na perna e no braço. À época, em depoimento, ele afirmou que os criminosos chegaram em um Prisma branco e dispararam. Nariga acelerou o veículo e tentou fugir, foi perseguido e colidiu contra um poste. No local, várias cápsulas de bala foram apreendidas pela PCDF.

Filipe foi executado a tiros na porta do CPP
Filipe foi executado a tiros na porta do CPP (foto: Material cedido ao Correio)

Em 16 de maio de 2018, Filipe ficou internado em estado grave por diversos dias após ser baleado em Sobradinho. Semelhante ao caso de 2017, Nariga estava dentro de um carro, um Voyage preto, quando criminosos passaram e efetuaram diversos disparos contra o veículo. Ele chegou a reagir e revidou os tiros contra os suspeitos. Foi socorrido pela namorada, mas sofreu sérios danos no braço.

No decorrer das investigações conduzidas pela 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II), os policiais chegaram à autoria do crime. Constatou-se que quem havia ordenado o assassinato de Filipe foi a ex-sogra, identificada como Heldimar Laurentino Ferreira, presa na Penitenciária Feminina do DF (PFDF). Conversas e ligações comprovaram que a mulher pagou dois homens para executarem o genro. O motivo seria uma disputa por um esquema de tráfico que, na época, era coordenado por Filipe, segundo consta nos autos do processo obtido pelo Correio.

Filipe acumulava diversas passagens criminais por porte de arma de fogo, porte de drogas, dois homicídios, tráfico de drogas, tentativa de homicídio, receptação de veículo e associação para o tráfico e tinha várias rixas no DF, especialmente em Sobradinho. Além desses dois casos, ele também foi vítima de tentativa de homicídio em outubro de 2010, em 25 de dezembro de 2009 e, em 2017, foi alvo de outras três tentativas.

Nos autos do processo, Filipe é intitulado como uma “pessoa de altíssima periculosidade e autor de diversos crimes”. O apelido “Nariga” faz menção ao filme Highlander — O guerreiro imortal, que conta a história de um homem que era imortal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Filipe foi executado a tiros na porta do CPP
    Filipe foi executado a tiros na porta do CPP Foto: Material cedido ao Correio
  • Carro em que Filipe estava foi baleado em uma das emboscadas
    Carro em que Filipe estava foi baleado em uma das emboscadas Foto: Material cedido ao Correio
  • Em 2018, Filipe sofreu nova tentativa de homicídio
    Em 2018, Filipe sofreu nova tentativa de homicídio Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação